Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pix e boleto disputam 2º lugar no ranking de meios de pagamento

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Junho de 2022 às 20h20

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix e o boleto disputam o segundo lugar no ranking de meios de pagamento de e-commerce da Gmattos, consultoria que atende ao setor. Na liderança do ranking está o crédito, com 98,3% de aceitação.

O levantamento, realizado em maio, o boleto ostenta uma aceitação de 76,3%, e o Pix, 74,6%. No primeiro estudo da empresa, realizado em janeiro do ano passado, o Pix era o quinto do ranking, aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil, enquanto a aceitação do boleto era de 74,6%. Assim, a diferença inicial entre os dois formatos, de 57,7 pontos percentuais, praticamente sumiu em um ano e meio.

Alguns dos motivos para a ascensão seriam a estratégia de incentivo ao Pix adotada por vários lojistas. Em maio, a Gmattos contabilizou que 20% das lojas que aceitam Pix oferecem reais vantagens, como descontos de 3% a 18%, para instigar os consumidores a usar esse meio de pagamento. Em março, essa prática foi observada em 14% das lojas.

Continua após a publicidade

Pela avaliação da consultoria, o potencial de aceitação do Pix pode chegar a 91% a longo prazo, considerando o segmento de lojas que ainda não operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento à vista (débito bandeira ou banco, ou boleto). Do grupo de lojas que ainda não aceitam Pix, apenas 9% não operam com pagamentos à vista. A expectativa é que o Pix supere o boleto já na próxima edição do estudo.

A empresa destaca que novos formatos de pagamento vêm despontando, como o desconto para pagamento em uma parcela, a oferta de parcelamento com juros para períodos mais longos e o Buy Now, Pay Later (BNPL), um parcelamento com juros e período maior, conhecido como crediário digital.

A edição de maio do Estudo de Pagamentos Gmattos analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos. Juntas, elas representam 85% do comércio eletrônico do país. A maior parte das observações aconteceu entre os dias 3 e 4 de maio de 2022.