Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mailchimp: como divulgar sua empresa via e-mail gratuitamente

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 04 de Dezembro de 2019 às 20h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Mailchimp é uma das plataformas mais rápidas e simples para realizar a divulgação de sua empresa e conquistar um maior número de clientes. Com ela, é possível criar seu anúncio em cerca de 20 minutos, utilizando ferramentas que podem ser aplicadas por qualquer um que tenha o básico de conhecimento de Internet.

É possível enviar 12.000 e-mails grátis através do Mailchimp. Confira como criar sua conta no serviço e utilizá-lo através do tutorial a seguir:

Passo 1

Acesse o e-mail do Mailchimp e clique em “Sign Up Free” (no canto superior direito da tela) para criar sua conta gratuitamente na plataforma.

Continua após a publicidade

Passo 2

Informe ao Mailchimp dados como e-mail, nome de usuário e uma senha válida para acesso (ela deve conter uma letra minúscula, uma maiúscula, um número, um símbolo especial e um total mínimo de 8 caracteres).

Passo 3

Continua após a publicidade

Um e-mail será enviado para o endereço cadastrado. Clique sobre o link nele contido para ativar sua conta no Mailchimp. Depois, confirme sua identidade clicando em “I’m not a robot” (Não sou um robô).

Passo 5

Escolha um dos planos disponíveis no Mailchimp. São eles:

Continua após a publicidade
  • Plano gratuito (que possui o limite de 12.000 e-mails e 2.000 contatos);
  • “Essentials”, que permite acesso a suporte adicional para clientes interessados, com 10.000 contatos (US$74,99/mês);
  • “Standard”, que proporciona dicas de planejamento para empresas que desejam ter mais clientes - também com 10.000 contatos (US$99/mês);
  • “Premium”, com 10.000 contatos, recursos avançados, mais possibilidades de customização para os e-mails e planejamento para empresas novas no mercado (US$299/mês).

Passo 6

Novamente, informe ao Mailchimp seu primeiro e último nome.

Continua após a publicidade

Passo 7

Em seguida, digite o nome de sua empresa e, se tiver, seu website.

Continua após a publicidade

Passo 8

Informe ao Mailchimp seu endereço completo.

Passo 9

Continua após a publicidade

Se você já tiver uma lista de assinantes (subscribers) em seu e-mail de negócios, informe o número presente nela ao Mailchimp e clique em “Continue”. Depois, escolha se deseja compartilhar sua campanha também em redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Na tela seguinte, você pode receber dicas do Mailchimp informando algumas características a respeito de seu empreendimento (você também pode pular essa etapa clicando em “Not right now”).

Pronto! Agora você já pode começar a configurar o design de seu e-mail no Mailchimp.

Configurando seu e-mail marketing no MailChimp

Continua após a publicidade

Passo 1

Em “Start designing your first email” (Iniciar o design de seu primeiro e-mail), você pode clicar em “Start from scratch” para criar seu próprio design do zero, arrastando os elementos do lado direito da tela para o lado esquerdo. É possível adicionar textos, dividir blocos dentro do e-mail, inserir imagens, montagens, links para redes sociais, contato da empresa, vídeos, entre outros elementos. Você também pode selecionar um dos templates disponíveis no Mailchimp.

Passo 2

Continua após a publicidade

Na aba “Style”, você pode mudar a fonte da letra utilizada em seu e-mail do Mailchimp, o tamanho, a cor, entre outras características do e-mail.

Passo 3

Já, em “Settings”, é possível alterar o número de colunas em seu e-mail do Mailchimp, bem como a largura de abas no corpo do anúncio.

Continua após a publicidade

Passo 4

Uma vez que tiver finalizado a criação de seu e-mail, clique em “Save & Close” (Salvar e fechar). Depois, clique em “Continue”, no canto superior direito da tela.

Continua após a publicidade

Selecionando o público alvo de seu e-mail no Mailchimp

Uma vez que você tenha criado seu e-mail profissional, será necessário traçar o público alvo para o qual ele será enviado. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

Passo 1

Em “To” (Para), clique em “Add Recipients” (Adicionar destinatários) para listar os e-mails de possíveis clientes que receberão seu anúncio.

Passo 2

Em “From” (De), informe o nome de sua empresa e seu endereço de e-mail.

Passo 3

Por fim, em “Subject” (Assunto), selecione o título que aparecerá em seu e-mail. Vale lembrar que ele deve chamar bastante atenção, uma vez que será a primeira coisa lida por potenciais clientes. Além disso, será necessário inserir um “Preview Text” (Prévia de texto), que aparecerá no inbox do destinatário logo abaixo do assunto.

Pronto! Agora você já pode enviar e-mails de marketing para possíveis clientes através do Mailchimp e divulgar sua marca gratuitamente!