Publicidade

Magalu volta a lucrar no 2º tri e espera continuar crescendo em 2024

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Murilo Tunholi/Canaltech
Murilo Tunholi/Canaltech
Tudo sobre Magazine Luiza

O Magalu divulgou resultados positivos aos investidores, na última quinta-feira (8), com destaque para o lucro líquido de R$ 23,6 milhões no segundo trimestre de 2024. Graças ao bom momento, as ações da empresa (MGLU3) subiram 4,70%, na manhã desta sexta-feira (9).

Os resultados positivos chegam para reverter o prejuízo de R$ 301,7 milhões registrado no mesmo período do ano passado. Entre abril e junho de 2024, a empresa registrou aumentos na venda total de mercadorias (GMV), desempenho de lojas físicas e marketplace.

Segundo o Magalu o GMV total subiu 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado, rendendo R$ 15,4 bilhões. O índice teve como principal suporte o aumento de 14,2% no desempenho das lojas físicas espalhadas pelo Brasil.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em termos de vendas online, a empresa viu um crescimento de 4% no segmento de marketplace — ou 3P. Isso compensou uma queda de 1% nas vendas de produtos do estoque próprio — ou 1P —, devido à baixa demanda por bens duráveis, como eletrodomésticos e móveis.

Ainda em relação ao segundo trimestre de 2023, o Magalu teve aumentos de:

  • +4% em vendas líquidas;
  • +4% em mercadorias;
  • +11,5% em serviços.

Magalu pode voltar a crescer no segundo semestre, diz CEO

Graças aos aumentos em diversos setores, o Magalu chegou ao lucro líquido de R$ 23,6 milhões. Contudo, em termos ajustados, a varejista faturou R$ 37,4 milhões no segundo trimestre deste ano.

No Ebitda ajustado — medida do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização —, a empresa chegou a R$ 710,7 milhões. O valor é 61,6% maior do que no ano passado.

Ao desconsiderar ajustes, o Ebtida chegou a R$ 655 milhões — 130,7% maior que o período anterior.

Em conferência com analistas após a publicação dos resultados financeiros, o presidente-executivo do Magalu, Frederico Trajano, afirmou que a empresa pode voltar a crescer a partir do segundo semestre.

Continua após a publicidade
“A expansão da margem do Magalu dá conforto para pensarmos em retorno ao crescimento a partir do segundo semestre. Não queremos que a margem de 7,9% abaixe”, disse Trajano.

Apesar das vendas em lojas físicas ter aumentado, o Magalu terminou o trimestre com 1.246 unidades abertas — 57 a menos do que no ano passado.

Parceria com AliExpress deve ajudar no crescimento

Continua após a publicidade

Ao perceber tanto o crescimento em marketplace quanto a queda na venda de produtos do estoque próprio, o Magalu firmou uma parceria com o AliExpress. A ideia é facilitar o acesso de produtos importados no mercado brasileiro, enquanto aumenta a oferta de itens duráveis no site chinês.

A partir deste mês, o e-commerce chinês vai vender itens diretamente no Brasil no site e no app do Magalu. Em contrapartida, o Magalu venderá produtos do estoque próprio dentro do site brasileiro do AliExpress.

Segundo especialistas ouvidos pelo Canaltech, o movimento é bastante positivo para o Magalu, que ganha um forte aliado tecnológico com o AliExpress. Nesta parceria inédita, ambas as empresas devem colher bons frutos até o final do ano, como avaliam os profissionais na reportagem.

Assista ao vídeo: O que é esse tal de Cloud?

Continua após a publicidade

Fonte: Forbes, InfoMoney.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*