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E-commerce: 4 tendências para fazer o cliente encher o carrinho de compras

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Março de 2023 às 15h00

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Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Com a transformação digital do comércio, é difícil encontrar alguém que nunca tenha comprado algum item pela internet. Atualmente, grandes marketplaces, como o Magalu, recebem milhões de acessos e movimentam enormes quantidades de produtos diariamente. Esses ambientes digitais são uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores, que podem dar mais visibilidade aos seus produtos com a garantia de qualidade de uma plataforma de vendas conhecida.

O e-commerce passou por um momento de incertezas em 2022, devido a alterações no comportamento do consumidor, alta da inflação e da inadimplência entre os brasileiros. Considerando que o mercado deve continuar crescendo, apesar da desaceleração do último ano, é importante que os lojistas estejam atentos às principais tendências para este e os próximos anos. Confira quatro dicas listadas por Vitor Mateus Lima, CTO da Magis5, a seguir;

4 tendências para aumentar as vendas no e-commerce

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1. Melhoria na logística

Durante o isolamento social, devido a pandemia de covid-19, a grande demanda gerou a necessidade dos e-commerces melhorarem seus serviços de entrega, tornando-as mais rápidas e ágeis. Com os avanços alcançados nesse período, os consumidores passaram a ter maior confiança nas compras online.

Com a reabertura do comércio físico, porém, essa necessidade ficou ainda mais evidente, visto que o consumidor por ir pessoalmente adquirir o item. "Afinal, comprar sempre gera uma ansiedade natural, e o consumidor mais ansioso demanda processos logísticos mais ágeis", afirma Lima.

Sendo assim, é necessário melhorar os processos para oferecer a oportunidade de os clientes receberem os produtos no mesmo dia ou até mesmo na mesma hora — dependendo do seu segmento de comércio. Em marketplaces, isso impacta positivamente o desempenho dos vendedores parceiros que são valorizados por entregar produtos no prazo.

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2. Variabilidade no número de canais

Estar presente em todos os canais de comunicação é um dos principais pontos para os próximos anos, visto que os consumidores estão cada vez mais conectados. Lima afirma que o consumidor deve ter opções diferentes para efetuar a mesma compra, permitindo que ele possa ver pessoalmente o produto e depois finalizar a aquisição pelo site e vice-versa.

"Para que a venda seja concluída, é preciso ter todos os canais alinhados e integrados para não haver erros de comunicação", aconselha o CTO.

3. Estratégias de divulgação

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Segundo o especialista, estudos comprovam que os visitantes estão cada vez mais propensos a pesquisar produtos diretamente nos mecanismos de busca do marketplace. Nesse sentido, é fundamental investir em anúncios pagos para obter visibilidade e conversões.

"Por isso, estratégias ads mais presentes são o básico para os sellers: utilizar mídia paga já se torna algo essencial para vendedores que desejam alcançar mais público, porém o ponto alto é utilizar as plataformas de publicidade paga dos próprios marketplaces em que o vendedor está inserido", ressalta Lima.

Outro ponto de destaque é investir na viralização de conteúdo: "Os empreendedores precisam utilizar esse potencial para divulgar seus produtos de maneira criativa para ter a possibilidade de viralizar e atingir uma maior parcela de público".

4. Melhor idade com acessibilidade digital

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Com a pandemia, as pessoas com idade acima dos 50 anos passaram a se sentir confiantes para realizar pedidos online, se tornando um dos principais públicos para o setor. Sendo assim, os lojistas precisam entender o comportamento da categoria e adaptar suas comunicações para não perder essa parcela de potenciais clientes.

"Ter conhecimento sobre tendências e estudos transforma o seller em estrategista para estar à frente do seu concorrente. O que se torna necessário, já que o e-commerce vem fazendo crescer o número de empreendedores, que, igualmente, desejam crescer", finaliza Vitor Mateus Lima.