Como transferir avaliações entre lojas no Google Meu Negócio
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco |

Se a sua empresa está passando por um processo de mudança e precisa criar um novo perfil no Meu Negócio, você pode solicitar a transferência das avaliações Google realizadas no perfil anterior.
- Como anunciar no Google Maps | Perfil da Empresa
- Como alterar endereço no Google Meu Negócio | Perfil da Empresa
Como transferir avaliações entre perfis do Google Meu Negócio
Antes de iniciar a solicitação de transferência, é importante mencionar que o Google também pode realizar essa tarefa de forma automática. Além disso, se a diferença entre os perfis das empresas for significativa, é possível que a plataforma remova comentários que perderam a relevância ou não são confiáveis.
Se você criou e verificou um novo perfil da empresa no Google Meu Negócio e não recebeu as avaliações da conta antiga, siga os passos abaixo:
- Acesse o site de suporte do Google (support.google.com);
- No bloco "Em podemos ajudar", selecione o perfil com as avaliações que deseja mover;
- No campo de texto abaixo, digite o motivo da ajuda (transferir avaliações do perfil antigo no Google Meu Negócio);
- Selecione o motivo que melhor descreve o problema;
- Pressione o botão "Próxima etapa";
- Em "Recursos", pressione novamente "Próxima etapa";
- Escolha a opção de contato por e-mail ou a que estiver disponível (Bate-papo ou chamada por telefone).
É importante observar que alguns negócios específicos, como hotéis, campos de golfe ou atrações intimamente ligadas ao local físico, podem não receber as avaliações antigas devido ao reconhecimento estar relacionado ao ambiente em si.
Agora, se a empresa apenas mudou de endereço e manteve o mesmo nome, as avaliações do perfil continuam disponíveis na plataforma.
Quando não é possível remover avaliações
Existem algumas condições que não permitem remover avaliações antigas transferidas para um novo perfil, confira:
- Mudança de gestão: se a empresa passa a ter um novo proprietário ou gerente, mas não há mudança de nome, o Google não remove as avaliações. Para isso, é necessário interagir com as avaliações referentes às gestões anteriores e divulgar melhorias no serviço;
- Determinadas mudanças de nome: quando um negócio passa por uma pequena mudança no nome ou uma empresa com vários locais decide alterar seu nome, o Google não remove as avaliações existentes.
- Fechamento temporário ou permanente: ainda que uma empresa encerre suas atividades temporária ou permanentemente, as avaliações continuarão associadas ao perfil no Google Meu Negócio e os clientes ainda podem fazer novas avaliações.
Se a sua empresa teve o nome alterado, mas não atende às condições acima, ela é considerada uma nova empresa.
Para ter melhor controle sobre o gerenciamento do seu perfil na plataforma, veja como excluir fotos do perfil e como remover comentários mal-intencionados das avaliações no Google Meu Negócio.