Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tem um pequeno negócio? Saiba como oferecer entregas na sua região

Por| Editado por Bruno Salutes | 07 de Maio de 2020 às 15h00

Link copiado!

Divulgação: Ajude o Pequeno
Divulgação: Ajude o Pequeno

Durante o período de isolamento, muitos microempreendedores e comerciantes tiveram seus negócios afetados, trazendo um grande impacto financeiro para essas pessoas. Nem todos conseguiram fazer uma adaptação para a venda online, através de entregas. Para facilitar esse processo em tempos difíceis, foi criada a plataforma Ajude o Pequeno.

Na plataforma, consumidores e comerciantes são conectados em um mesmo lugar. A iniciativa não contém fins lucrativos e teve origem durante a pandemia para conseguir auxiliar os comerciantes.

O que é o Ajude o Pequeno?

Continua após a publicidade

O Ajude o Pequeno consiste em um marketplace no qual vendedores conseguem criar uma versão online de seus negócios, oferecendo produtos e as opções de pagamento e entrega. Os consumidores, por sua vez, cadastram-se e conseguem conferir o catálogo de produtores da região. Todo o processo é feito de forma gratuita, sem cobrança de taxas.

As entregas podem ser feitas pelos Correios, por retirada no local e também através de parcerias com outras empresas de delivery, já disponíveis em cidades como São Paulo.

O serviço ainda oferece uma série de videoaulas feitas por especialistas para os cadastrados, incluindo temas como higiene, imunidade, delivery, marketing digital e gestão de crise. Outras empresas parceiras atuam no processo facilitando a criação das lojas e as formas de pagamentos.

Continua após a publicidade

O cadastro é feito de uma forma rápida e simples, e as lojas virtuais são disponibilizadas em até cinco dias. Voluntários também podem usar a ferramenta, indicando novos comerciantes. O Canaltech é parceiro desta iniciativa e, por isso, preparamos este tutorial para mostrar como é fácil incluir seu negócio na plataforma.

Como cadastrar e oferecer produtos no Ajude o Pequeno

Passo 1: acesse o site Ajudeopequeno.com.br e clique em “Cadastre-se Aqui”, no botão azul;

Continua após a publicidade

Passo 2: preencha algumas informações básicas requeridas para o cadastro, tais como nome, e-mail e senha. O formulário ainda pede para informar em quais opções de perfil o usuário se encaixa. No final, clique em "Cadastrar";

Passo 3: para voluntários, a próxima tela serve para um melhor direcionamento do objetivo dentro da plataforma. É possível escolher por oferecer suporte financeiro, disponibilizar serviços, mostrar o próprio trabalho ou indicar profissionais. Clique em "Cadastrar" para prosseguir;

Continua após a publicidade

Passo 4: com todas as informações preenchidas, o usuário será levado ao painel de controle da plataforma. Há um campo para inserir os negócios, além de botões que levam ao Marketplace, acesso a conteúdos educativos e cadastro de Delivery;

Passo 5 (opcional): clicando em “Marketplace”, o usuário é levado ao diretório de negócios da plataforma. É possível acessar os perfis das respectivas lojas e filtrá-las por estado;

Continua após a publicidade

Passo 6 (opcional): ao selecionar em “Acessar Vídeos”, o usuário é redirecionado para uma série de conteúdos separados por tema. Basta clicar em cada um deles para ter acesso a uma videoaula;

Passo 7: para incluir seu negócio na plataforma, retorne ao painel principal e selecione “Adicionar Loja”;

Continua após a publicidade

Passo 8: é preciso preencher mais um formulário, dessa vez com informações sobre o negócio. Nome, CNPJ ou CPF, endereço, telefone e o tipo de estabelecimento são pedidos. Há, ainda, uma caixa que pode ser marcada para identificar que os produtos podem ser enviados pelos Correios. Ao finalizar, clique em “Cadastrar”;

Passo 9: após o cadastro, o usuário é redirecionado ao painel. Clique no botão “Gerenciar”, localizado na caixa que identifica a loja.

Continua após a publicidade

Como adicionar produtos no Ajude o Pequeno

Passo 1: no "Dashboard", o comerciante pode incluir seus produtos e estoques. Há uma série de vídeos oferecida pela própria plataforma que auxilia no processo. Para cadastrar um novo produto, abra o menu lateral apertando o botão localizado no canto superior esquerdo. Em seguida, clique no ícone de ”+” em "Categoria";

Passo 2: preencha detalhes sobre a categoria dos produtos, como o nome e uma descrição rápida. No fim, aperte “Salvar informações”;

Continua após a publicidade

Passo 3: volte ao menu e, em “Marca”, e clique no “+” para adicionar uma nova. Inclua uma referência e o nome da marca, em seguida salve as informações;

Passo 4: clique no “+” ao lado de “Produtos” para incluir as mercadorias. Selecione o ícone de câmera para incluir as fotos, e em seguida escreva nome, descrição, preço e peso. Coloque, também, as informações de categoria e marca, previamente adicionadas;

Continua após a publicidade

Passo 5: com o produto criado, é hora de montar seu estoque. É a etapa na qual são inclusas as variações e tamanhos. Clique em “Novo estoque” na mesma aba do produto;

Passo 6: insira os detalhes sobre cada tipo do produto e clique no botão para salvar;

Continua após a publicidade

Passo 7: para visualizar o resultado da loja virtual, retorne ao menu lateral e clique em “Visitar loja”.

O que achou da plataforma? Conhece algum comerciante que poderia utilizá-la? Compartilhe!