Comércio eletrônico deve crescer em 16% no Brasil em 2019

Por Natalie Rosa | 24 de Janeiro de 2019 às 20h39

O volume de vendas do comércio eletrônico deve chegar a R$ 79,9 bilhões em 2019, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm. Isso significa que, caso a previsão de fato se concretize, haverá um crescimento de 16% em comparação com o resultado atingido no ano passado em lojas virtuais de todo país, sendo ainda o maior avanço atual registrado desde 2015.

A ABComm conta ainda que o comércio eletrônico deve registrar um tíquete médio de R$ 301 com um total de 265 milhões de pedidos até o fim de dezembro, totalizando 87 mil lojas virtuais. Micro e pequenas empresas também devem aumentar a sua participação no faturamento, chegando a 29%.

De acordo com a associação, a participação dos marketplaces no faturamento do setor também pode apresentar crescimento, passando dos 31% obtidos em 2018 para 35% até o fim de 2019.

Lojas virtuais devem continuar focando na experiência do consumidor em dispositivos móveis, com a expectativa de que 33% das vendas sejam feitas em smartphones ou tablets. No entanto, a participação móvel deve continuar equilibrada.

O presidente da ABComm, Mauricio Salvador, acredita que fatores como o otimismo dos empresários e o crescimento da confiança do consumidor podem contribuir para a projeção de crescimento. "Percebemos uma retomada expressiva das vendas online já no último trimestre do ano passado, especialmente durante a Black Friday e nas vendas de Natal", finaliza o executivo.

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