Publicidade

Comemorando 10 dez anos, Pipedrive "abraça" a geração de leads em sua plataforma

Por| 22 de Setembro de 2020 às 20h30

Link copiado!

Comemorando 10 dez anos, Pipedrive "abraça" a geração de leads em sua plataforma
Comemorando 10 dez anos, Pipedrive "abraça" a geração de leads em sua plataforma

Uma das maiores plataformas de CRM no mundo, o Pipedrive comemora 10 anos de existência. E nessa nova etapa da empresa, com um novo CEO à frente - Raj Sabhlok entrou na companhia há três meses, substituindo o cofundador, Timo Rein - a estratégia da companhia é abraçar com força a geração de leads e o aumento das vendas para seus clientes.

Para isso, a companhia anunciou o lançamento do LeadBooster 2.0, um novo conjunto de ferramentas, mais abrangente, para geração e gerenciamento de leads. Totalmente integrado à plataforma Pipedrive, a solução inclui:

Prospector: uma tecnologia que encontra leads de saída a partir de um banco de dados com 400 milhões de perfis e 10 milhões de empresas, com base no perfil do cliente ideal para os departamento de venda. Os usuários podem usar os créditos para revelar e-mails verificados, números de telefone diretos e perfis sociais que vão de encontro com os perfis mais desejados. O banco de dados do Prospector atualiza 800 mil perfis diariamente e é totalmente compatível com GDPR (a lei de proteção de dados europeia) e outras regulamentações de privacidade internacionais.

Chatbot: com design e interações totalmente personalizáveis, o Chatbot consegue engajar instantaneamente o tráfego de um site 24 horas, sete dias por semana, afirma a Pipedrive. Além disso, ele é capaz de qualificar leads imediatamente ou direcioná-los a um representante de vendas disponível, se necessário.

Continua após a publicidade

Chat ao vivo: essa ferramenta permite que os profissionais de vendas controlem as conversas iniciadas por seu chatbot, se envolvendo rapidamente com potenciais clientes. O manuseio pode ser feito diretamente em navegadores web, além da possibilidade de personalização do processo de qualificação de leads.

Formulários Web: tratam-se de formulário que se destacam pela intuitividade e que capturam todas as informações necessárias sobre leads. Além disso, a Pipedrive afirma que eles são simples de compartilhar, personalizar e rastrear

Web Visitors: desenvolvido pela Leadfeeder (parceira da Pipedrive), trata-se de um add-on, que funciona de forma separada e permite às empresas rastrear as atividades dos visitantes em seu site. Dessa forma, as companhias conseguem identificar quais usuários estão mais engajados e, como resultado, com maior probabilidade de se tornarem clientes. As empresas que utilizam esse add-on podem ainda descobrir como um visitante encontrou seu site, o que ele olhou e por quanto tempo ficou.

Continua após a publicidade

Insights: trata-se de uma opção de relatórios customizáveis e dashboards de controle interativos para rastrear diversas métricas de vendas - incluindo desempenho do negócio, conversas com possíveis leads, duração do ciclo, progressos e atividades de vendas. A funcionalidade também permite filtrar os resultados e escolher a visualização dos dados de preferência no momento, ou etapas do processo que queiram avaliar mais detalhadamente.

Sales Docs: é um conjunto de ferramentas que simplifica e automatiza como as equipes de vendas criam, enviam e gerenciam documentos relacionados a vendas, o que é extremamente útil, principalmente para vendas remotas. Com estes documentos de vendas, usuários podem realizar cotações, propostas e encontrar contratos rastreáveis diretamente pelo CRM, além de serem notificados no momento que uma proposta é aberta - permitindo que os vendedores contactem os leads quando o negócio está "quente".

Além disso, a funcionalidade também possibilita o preenchimento automático de modelos e documentos de vendas com dados do Pipedrive, ajudando a eliminar o trabalho administrativo para fechar negócios mais rapidamente.

Nova UX

Continua após a publicidade

E para facilitar o manuseio das novas ferramentas, a Pipedrive também apresentou o novo design da experiência do usuário (UX) em sua interface. Ele foi desenvolvido com base em pesquisas e testes que a empresa realizou com seus clientes e é escalável, permitindo que os mesmos adicionem novas ferramentas e recursos de forma mais intuitiva.

Dentre as funcionalidades da nova UX, a ferramenta passa a oferecer, além de uma navegação mais intuitiva, um painel de controle que reflete o fluxo de trabalho do usuário, com uma barra lateral vertical à esquerda para encontrar transações rapidamente. Há ainda um botão de adição rápida para novos negócios e uma assistente virtual para ajudá-los com possíveis dúvidas em tempo real.

Assim como um funil de vendas, o painel apresenta uma caixa de entrada de leads e um pipeline de ofertas na parte superior, seguido por recursos usados ​​com maior frequência, como e-mail, contatos e calendário, para serem acessados mais facilmente.

O momento chave das vendas

A entrada das novas ferramentas na plataforma da Pipedrive seguem as descobertas de uma pesquisa de estado de vendas global realizada pela companhia. Envolvendo mil profissionais de vendas, os resultados mostraram que mais da metade (54%) tem dificuldade para encontrar oportunidades de vendas. No entanto, 49% deles não estão usando tecnologia ou ferramentas de automação para ajudar no processo.

Continua após a publicidade

Além disso, estudos sugerem que quase metade dos leads (47%) são gerados pelos próprios vendedores, enquanto 55% das empresas acham que os representantes de vendas precisam melhorar sua capacidade de incubar leads promissores para o futuro.

"Hoje, o CRM é, provavelmente, a maior categoria de software do mundo. É um mercado de mais de US$ 40 bilhões e já reconhecido como um sistema-chave para a maioria das organizações", afirmou Raj Sabhlok, novo CEO da Pipedrive, em entrevista ao Canaltech. "E agora temos novas oportunidades de ajudar empresas-clientes de pequeno e médio porte, para que elas gerenciem toda a jornada de venda.

A Pipedrive afirma que o novo LeadBooster, bem como o Web Visitors se integram perfeitamente ao seu CRM, incluindo um conjunto holístico de ferramentas automatizadas, intuitivas e que ajudam as equipes a rastrear, criar, qualificar e gerenciar leads em um local central. “Este é um grande passo para estabelecer um vínculo forte entre profissionais de marketing e vendedores", disse Krishna Panicker, VP de Produto da Pipedrive. "Estamos fornecendo uma plataforma de receita que impulsiona os resultados de negócios em toda a empresa, ajudando-os a alcançar seus objetivos ”.

Ainda segundo Panicker, as pesquisas realizadas pela companhia mostram que a prospecção e a qualificação de leads continuam sendo os maiores desafios que os profissionais de vendas enfrentam todos os dias. "Embora o uso de tecnologia para vendas e geração de leads tenha uma correlação direta com o sucesso de vendas, muitos profissionais de vendas não estão essas ferramentas de BI para geração de leads", continua o especialista. "Queremos mudar isso e ajudar as equipes de vendas a encontrar e fechar mais negócios com as melhores ferramentas para leads”, conclui.

Continua após a publicidade

"Para os próximos 10 anos, queremos ajudar a resolver todo o espectro que envolve o relacionamento entre um cliente e uma empresa. Queremos ajudá-lo a atração de novos leads desde o marketing até o pós-venda", continua Sabhlok. "Além de ser uma grande oportunidade para a Pipedrive, esse auxílio a partir do BI é algo que os clientes realmente precisam. E sem precisar ficar gerenciando soluções de diversos fornecedores. Queremos oferecer algo totamente integrado e contínuo".

Mudanças no comando global e na América Latina

Raj Sabhlok assumiu a Pidedrive há pouco mais de três meses. Ex-presidente da Zoho, plataforma SaaS de administração de negócios, ele assume a posição de Timo Rein, co-fundador à frente das operações da companhia desde o início de suas atividades, há 10 anos. Agora, Rein será o presidente do conselho da Pipedrive.

Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e liderança, Sabhlok é graduado em matemática pela UC Santa Cruz e tem MBA pela Universidade Duke. O executivo construiu sua carreira na Zoho, onde começou como presidente da ManageEngine, divisão da companhia que trabalha com ferramentas de gerenciamento de TI. Rapidamente, Raj tornou-se presidente de ambas divisões, ManageEngine e Zoho.com, cargo no qual permaneceu por dez anos.

Continua após a publicidade

E qual a responsabilidade em substituir Rein? Ele afirma que a responsabilidade é enorme, mas que contará com o suporte do cofundador: "Timo e os outros fundadores fizeram um excelente trabalho na construção Pipedrive e transformá-la no player que ela é hoje", afirmou o novo CEO. "A boa notícia é que ele não vai para longe. Timo continua sendo o presidente do conselho de administração da Pipedrive e tem sido um bom parceiro para mim hoje e continuará sendo futuro. Converso com ele regularmente e acho que isso é muito importante para que a Pipedrive mantenha a sua essência".

Sob a nova liderança, a Sabklok afirma que Pipedrive seguirá com o forte trabalho de expansão de portfólio e fortalecimento da reputação como um software simples que ajuda os vendedores a aumentarem seu faturamento, além de manter a cultura interna de inovação.

Para além do comando global, a Pipedrive também efetuou mudanças entre os executivos da América Latina. Em agosto último, a companhia contratou Thiago Gonçalves como Diretor Geral de Operações LATAM. O executivo vem para reforçar a atuação regional em projetos de desenvolvimento de canais, parcerias, entre outros que fortalecem a liderança da Pipedrive em países da América Latina, Portugal e Espanha.

Continua após a publicidade

Thiago vem para liderar a equipe regional situada em São Paulo, dando continuidade ao desenvolvimento já realizado e trazendo uma perspectiva local ao Brasil, segundo maior mercado da Pipedrive no mundo.