Chocolateria em São Paulo inaugura 1º "loja ao vivo", via streaming, do Brasil

Por Rui Maciel | 09 de Maio de 2020 às 09h30

A crise gerada pela COVID-19 no Brasil e no mundo fez com que quase todas as lojas físicas (com exceção daquelas consideradas essenciais, como supermercados e farmácias) tivessem de interromper suas atividades temporariamente. Logo, muitas delas ficaram dependentes do online para poder dar vazão a seus produtos e serviços. E a maioria apelou para as tradicionais campanhas publicitárias nas redes sociais e no Google, com posts, banners e afins, além usar messengers como WhatsApp, Facebook Messenger, DM (Instagram) como canais de atendimento. No entanto, uma rede de chocolaterias resolveu inovar e criou a primeira loja "ao vivo", via streaming, do Brasil.

A empresa responsável pela ação é a Dengo,uma rede de chocolaterias pauistana, que possui 18 lojas físicas (distribuídas nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília), além de um e-commerce. Nesses canais, ela vende os mais diversos tipos de chocolates e outros produtos baseados no cacau que, segundo a empresa, é comprado apenas de produtores brasileiros, trazem menos açucar e não contam com essências, aromas ou gordura hidrogenada em suas composições.

E como funciona a "loja ao vivo"?

Ao acessar o link que leva à loja, o usuário é direcionado a uma loja física da Dengo (mais especificamente no Shopping Eldorado). Nela, é possível ver diversos ícones em forma de sacolas. Ao clicar neles, você pode visualizar diversos produtos disponíveis para compra, com informações sobre cada um deles, preço e botão para adicionar ao carrinho. No lado inferior esquerdo da tela há ainda outro botão, com um menu mais amplo de itens, com a mesma estrutura. Mas, de forma geral, a interação é como se o cliente estivesse em um estabelecimento padrão da marca.

E é aí que a coisa começa a ficar interessante. Caso o usuário se interesse por um produto da loja, mas queira saber algo mais, ele pode clicar no ícone de chat, localizado no canto inferior direito da tela e escrever suas dúvidas sobre o item. O especialista da Dengo localizado na loja (apenas um funcionário, por questões de saúde pública) visualiza as perguntas em um tablet e interage com o consumidor como se fosse uma live, respondendo as questões ao vivo, via streaming de vídeo.

Loja da Dengo: compra virtual, como se estivesse em um ambiente real (Captura da imagem: Rui Maciel)

Com a consultoria feita, basta clicar no botão "Adicionar no carrinho" e depois finalizar a compra no ícone do carrinho de compras localizado no canto superior direito da tela, quando o usuário é direcionado ao e-commerce da marca. Assim que o pagamento for processado, o chocolate será embalado e enviado para o consumidor em tempo real e será entregue no mesmo dia.

O Canaltech testou a "loja ao vivo" na tarde desta sexta-feira (08). A transmissão estava estável e as dúvidas foram respondidas rapidamente. O horário de atendimento deste modelo via streaming será das 12h às 20h, mesmo período em que o estabelecimento fica aberto para receber pedidos de plataformas de entrega.

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