/i563527.jpeg)
Americanas, Submarino e Shoptime saem do ar nesta segunda (21) após ataque
Os sites da Americanas, do Shoptime e do Submarino, três empresas do grupo Americanas, ficaram fora do ar mais uma vez nesta segunda-feira (21). Segundo a empresa, trata-se de uma medida de segurança após os ataques que derrubaram os serviços na madrugada do último sábado (19).
- Submarino e Americanas sofrem ataque virtual e ficam fora do ar
- O que é ransomware? Aprenda tudo sobre a ameaça e como removê-la
Segundo o comunicado publicado nos perfis de Twitter das três empresas, foram desabilitados servidores do ambiente de e-commerce enquanto a equipe técnica trabalha para normalizar a situação o mais rápido possível. Ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.
comunicado importante pic.twitter.com/SuBxwSpxR3
— #AmericanasNoBBB (@americanas) February 21, 2022
Comunicado importante. pic.twitter.com/KGbZDkXcAe
— Submarino #SOSPetrópolis (@submarino) February 21, 2022
Comunicado importante. pic.twitter.com/TFQEYOVwoO
— Shoptime 🏠 (@canalshoptime) February 21, 2022
A publicação ainda informa que as lojas físicas não foram impactadas pelo ataque e seguem com operação normal, mesmo com a desativação de alguns dos servidores da empresa.
Após o ataque do fim de semana, a empresa chegou a restabelecer os serviços. A companhia entrou em contato com o Canaltech no fim da tarde de sábado para comunicar que a operação já estava normalizada.
Apesar de também fazer parte do grupo Americanas, o site Soub, que antigamente era chamado de Sou Barato, não parece ter sido afetado pelo ataque e permanece no ar nesta segunda-feira.
Grupo hacker já tem histórico
O Lapsus Group, aparente responsável pelos problemas no Submarino e na Americanas, também foi o autor do ataque ao Ministério da Saúde do Brasil no começo de dezembro do ano passado; e foi o causador de instabilidades no aplicativo ConecteSUS, que o deixaram fora do ar por semanas.
O grupo cibercriminoso também afirma ter sido o responsável pela instabilidade que os serviços de telefonia móvel da Claro sofreram em 27 e 29 de dezembro de 2021, gerando até mesmo uma notificação do Procon-SP para a empresa.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.