Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Americanas, Submarino e Shoptime saem do ar nesta segunda (21) após ataque

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Fevereiro de 2022 às 11h23

Link copiado!

Canaltech/Montagem
Canaltech/Montagem

Os sites da Americanas, do Shoptime e do Submarino, três empresas do grupo Americanas, ficaram fora do ar mais uma vez nesta segunda-feira (21). Segundo a empresa, trata-se de uma medida de segurança após os ataques que derrubaram os serviços na madrugada do último sábado (19).

Segundo o comunicado publicado nos perfis de Twitter das três empresas, foram desabilitados servidores do ambiente de e-commerce enquanto a equipe técnica trabalha para normalizar a situação o mais rápido possível. Ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.

Continua após a publicidade

A publicação ainda informa que as lojas físicas não foram impactadas pelo ataque e seguem com operação normal, mesmo com a desativação de alguns dos servidores da empresa.

Após o ataque do fim de semana, a empresa chegou a restabelecer os serviços. A companhia entrou em contato com o Canaltech no fim da tarde de sábado para comunicar que a operação já estava normalizada.

Continua após a publicidade

Apesar de também fazer parte do grupo Americanas, o site Soub, que antigamente era chamado de Sou Barato, não parece ter sido afetado pelo ataque e permanece no ar nesta segunda-feira.

Grupo hacker já tem histórico

O Lapsus Group, aparente responsável pelos problemas no Submarino e na Americanas, também foi o autor do ataque ao Ministério da Saúde do Brasil no começo de dezembro do ano passado; e foi o causador de instabilidades no aplicativo ConecteSUS, que o deixaram fora do ar por semanas.

O grupo cibercriminoso também afirma ter sido o responsável pela instabilidade que os serviços de telefonia móvel da Claro sofreram em 27 e 29 de dezembro de 2021, gerando até mesmo uma notificação do Procon-SP para a empresa.