Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon pode começar a usar reconhecimento facial para identificar vendedores

Por| 08 de Fevereiro de 2019 às 08h32

Link copiado!

Amazon pode começar a usar reconhecimento facial para identificar vendedores
Amazon pode começar a usar reconhecimento facial para identificar vendedores
Tudo sobre Amazon

A Amazon quer testar um sistema que deve aumentar a segurança de seu sistema de vendas. A ideia é que a empresa passe a contar com um pequeno vídeo do rosto do usuário que queira criar uma conta e vender em seu marketplace. Segundo levantamento do BuzzFeed, um vendedor do Vietnã foi convidado a enviar um vídeo de 5 segundos quando se inscreveu na plataforma no final de janeiro.

Segundo consultores da Amazon, é possível que a companhia esteja trabalhando em um sistema de reconhecimento facial para garantir mais segurança na loja online. Para isso, pede que o usuário mesmo grave um vídeo e mande para eles.

A proposta seria evitar que uma mesma pessoa tenha várias contas diferentes, o que pode ser utilizado para golpes. O mais comum é que, ao ser banido por conduta irregular, uma pessoa faça novamente outra conta e continue aplicando golpes, por exemplo. Seria isso que a plataforma quer evitar.

Segundo o vendedor vietnamita, quando ele tentou criar a conta, a Amazon emitiu um comunicado pedindo que ele gravasse o vídeo e informando que ele seria criptografado e apenas “utilizado para motivos de identificação”. A plataforma não permitia que ele recusasse a gravação para continuar.

Continua após a publicidade

Procurada pelo BuzzFeed, a companhia preferiu não comentar sobre a ferramenta, apenas indicando que a “Amazon está sempre inovando para melhorar a experiência dos seus vendedores”.

A empresa também não informou se está usando seu sistema chamado de Rekognition para fazer essa identificação.

No ano passado, a ferramenta foi tema de polêmica quando uma pesquisa do MIT Media Lab mostrou que ela ainda tinha problema em diferenciar tons de pele e gênero. A partir disso, uma série de medidas passaram a ser discutidas sobre como reconhecimento facial pode funcionar para a identificação.

Continua após a publicidade

Até o momento, a exigência desse vídeo foi identificada apenas em cadastros de usuários do Vietnã.

Fonte: Amazon