Amazon deve fechar seu marketplace na China em julho deste ano
Por Rafael Rodrigues da Silva | 17 de Abril de 2019 às 22h30
De acordo com o que fontes internas da Amazon revelaram anonimamente para a Reuters nesta quarta-feira (17), a empresa irá fechar seu marketplace na China em julho deste ano.
De acordo com estas fontes, a Amazon do país não irá acabar de vez, mas sim finalizar toda a operação de vendas domésticas. Isso quer dizer que a Amazon China continuará vendendo Kindles, livros digitais e produtos originários de outros países (como os Estados Unidos e o Japão) para o público chinês, mas não será mais possível comprar qualquer produto da própria China na loja virtual.
As fontes revelam que a Amazon irá fechar todos os seus centros de distribuição e acabar com o suporte para vendedores locais nos próximos 90 dias, mas que a mudança não irá afetar outros setores da empresa, como o Amazon Web Services (que vende banco de dados e servidores virtuais para o setor corporativo).
A Amazon está presente no país desde 2004, quando comprou a loja virtual local Joyo.com, e em 2011 entrou oficialmente no mercado ao renomear o site para Amazon China. Apesar disso, ela nunca conseguiu verdadeiro destaque no mercado do país, e sempre ficou bem atrás do Alibaba e do JD.com — gigantes que segundo a empresa de análise de mercado iResearch Global dominam 81,9% de todo o mercado de vendas virtuais do país oriental.
Fonte: CNBC