7 dicas para aumentar o número de acessos na sua loja virtual

photo_camera Divulgação

Por Alfredo Soares*

A cada ano o número de lojas virtuais criadas cresce significativamente, independente do ramo que elas atuam. Por isso, a concorrência entre elas está cada vez mais acirrada, principalmente porque os consumidores estão mais exigentes também.

Existem atualmente ferramentas e ações que são indispensáveis e que ajudam os empreendedores a aumentar o número de acessos nas lojas virtuais e alavancar suas vendas. Foi pensando em ajudar nesse processo que listei sete dicas para gerar mais visitas nos e-commerces:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

1 – Mídias sociais

As redes sociais são de extrema importância para impulsionar e ajudar a divulgação de sua marca. É fundamental criar uma conta nas principais redes e posicionar o “seu nome” em canais distintos, desde que seu conteúdo seja relevante. Uma dica: quando for divulgar um produto, não se esqueça de compartilhar o link da sua loja nesses novos canais. Este processo ajuda a gerar tráfego.
É interessante postar uma combinação de textos e imagens com descrições, a fim de atrair o cliente e permitir que ele entenda todo o conteúdo, além de um vídeo demonstrativo para atrair os usuários. Os anúncios nas redes sociais podem ajudar a aumentar o número de visitas para a sua loja, por meio de uma base segmentada do Facebook, por exemplo.

2 – Blog

Para gerar tráfego para sua loja virtual é importante criar um blog, pois ele garante uma melhor interação com seus usuários e amplia o número de visitantes. E, a partir disso, é possível criar uma lista de potenciais clientes e ter a opção dos lojistas criarem campanhas personalizadas para esses contatos. Com isso, o custo de aquisição de um cliente pode ser mais baixo. O conteúdo que for compartilhado nas redes sociais vai se destacar nos mecanismos de busca. Com o seu funcionamento e postagens frequentes, o mesmo ganhará mais força, ajudando na expansão da marca para as outras corporações que atuam no mesmo segmento, a fim de ganhar mais visibilidade e conquistas. É muito importante que os empreendedores participem também de fóruns e escrevam conteúdos para sites externos de grande visibilidade para que as pessoas possam relacionar com o seu canal.

3 – Ads e anúncios pagos

Anúncio é um mecanismo fundamental e importante para aumentar o número de acessos nos e-commerce. Os mais comuns são Google Adwords e Facebook Ads, porém é importante ressaltar que existem outros canais que podem entregar bons resultados, como o Google Shopping, que tem se mostrado uma ferramenta útil para gerar tráfego qualificado para a sua loja. Além dessas citadas, outras mídias que vem ganhando relevância são os portais de afiliados que distribuem sua campanha para diversos canais alterativos.

4 – Campanhas de e-mail marketing

Para aumentar as visitas da loja virtual é importante investir em campanhas de e-mail marketing. O foco é que o público seja impactado da maneira correta. Por meio das campanhas, certamente, os usuários serão atraídos para o site estimulando a compra.

5 – Marketplace

Uma alternativa muito usada nos últimos tempos é a venda dos produtos em marketplaces. Porém, é fundamental traçar uma estratégia para isso, pois apesar de entregar visibilidade para a marca, tem o custo da comissão do marketplaces. Os principais são Mercado Livre, Buscapé, Walmart, CNova, B2W dentre outros de nicho.

6 – Otimização (SEO)

O Search Engine Optimization (SEO) é o método que auxilia e permite que o seu site fique visível e em destaque nos principais mecanismos de busca, com o objetivo de melhorar a audiência, aumentar o tráfego e elevar as vendas. Mas, para isso, os lojistas precisam se preocupar com alguns pontos: compreenda as palavras-chaves que possibilitarão o aumento do volume das pesquisas das lojas virtuais; opte por termos de cauda longa (com três ou mais termos formando uma pequena frase para uma busca mais personalizada). Não tenha pressa para cadastrar os seus produtos, pois esse é o momento que vai fazer toda a diferença a médio e longo prazo na hora do cliente encontrar a sua loja.

7 – Concorrência

Uma dica muito importante é que as lojas virtuais observem os seus concorrentes. Por meio das informações contidas nos outros e-commerces é possível criar estratégias, além de oferecer serviços e produtos diferenciados. A maior parte das compras online são feitas depois que o consumidor faz pesquisas sobre o produto que quer adquirir nas outras lojas para comparar preços, facilidades de pagamento e prazo de entregas. Por isso, as lojas precisam oferecer inúmeras vantagens para o seu cliente como um diferencial.

Para finalizar, é importante que o empreendedor explore o mundo físico com ações em eventos, feiras e em mídias off-line. Pois, na maioria das vezes, o relacionamento que é criado com futuros clientes e parceiros nessas ocasiões pode gerar bons retornos.

Por fim, para elaborar e desenhar a melhor estratégia para a loja virtual é preciso responder algumas perguntas, como por exemplo: O que faz e quais as ferramentas utilizadas para atrair, nutrir, converter e reter seus clientes? Depois de responder essas questões é só organizar as respectivas respostas e realizar ótimos negócios.

* Alfredo Soares é CEO e fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce, que permite ao lojista trabalhar de forma multicanal.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.