4 maiores erros cometidos por usuários de cupons de desconto

Por Colaborador externo | 12 de Outubro de 2016 às 18h50
photo_camera Reprodução

Os cupons de descontos online já “caíram nas graças” do consumidor brasileiro, que, em tempos de crise, tem procurado cada vez mais alternativas para economizar nas compras. Segundo levantamento realizado pelo Cuponomia, portal agregador de ofertas e cupons de descontos do e-commerce, as buscas por cupons de descontos na internet cresceram 130% nos últimos três anos no Brasil.

Porém, mesmo com o aumento de consumidores utilizando os cupons de descontos nas lojas virtuais, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona o benefício. Confira os erros mais comuns cometidos pelos usuários e o que evitar na hora de fazer as compras utilizando cupons de desconto:

  • Pegar códigos promocionais vencidos

Os cupons geralmente funcionam dentro de um período de validade limitado. Alguns chegam a valer apenas por um dia, uma semana ou um mês, dependendo da promoção da loja. Se a informação sobre a data de expiração não estiver explícita no cupom, procure consultar os detalhes ou as condições de uso no site da loja.

  • Pegar cupons de descontos sem consultar as regras e restrições

A maioria dos cupons de descontos sempre tem regras que restringem o uso para determinados produtos. Geralmente, itens que não são vendidos e entregues pelas lojas, conhecidos como produtos de Marketplace, não entram nas campanhas de desconto. Os cupons também podem ser restritos a uma lista de produtos específicos ou vinculados a um valor mínimo de compras. Para que ele funcione perfeitamente no item escolhido, é importante verificar se as regras se enquadram em todos os requisitos.

  • Não localizar o campo de cupom

Os usuários, quando realizam a primeira compra na loja online, podem não localizar com facilidade o campo de inserir cupons e acabam deixando o bônus passar despercebido. A dificuldade se deve ao fato de que cada loja define um lugar diferente para inserir o código. Por ser um benefício exclusivo das compras online, geralmente eles não ficam tão visíveis para o público, salvo algumas exceções. Mas vale a pena insistir e procurar pelo campo de “inserir cupom” ou “vale presente” na finalização do pedido pelo site.

  • Buscar cupons em fontes não confiáveis

Alguns sites, para aumentar audiência e captar novos e-mails, oferecem códigos de cupom de descontos inválidos ou expirados das lojas, e os usuários só se dão conta da ineficiência do cupom depois de tentar aplicar o desconto. Por isso, é importante conferir a idoneidade do site e consultar todas as informações sobre as regras e validade do cupom, antes de enviar dados pessoais. Se possível, pesquise nas redes sociais para ver o que as pessoas estão falando a respeito e confirmar se os descontos oferecidos são realmente verdadeiros.

Os cupons de desconto online geram para os usuários uma economia nas compras de 15% a 30%, aproximadamente. Para aplicar os descontos, basta copiar o código do cupom e inserir no carrinho de compras no campo indicado.