Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Drone Racing League promove corrida entre piloto e inteligência artificial

Por| 13 de Dezembro de 2019 às 23h00

Link copiado!

Drone Racing League
Drone Racing League

A Drone Racing League, famosa corrida de drones que acontece desde 2015, fez algo diferente nesta temporada: os organizadores decidiram colocar um piloto humano para enfrentar um drone controlado por inteligência artificial. O resultado foi a vitória de Gabriel "Gab707" Kocher, que efetuou o percurso estipulado em seis segundos, contra 11 do computador.

Esse duelo serviu para que a organização da Drone Racing League promovesse sua mais nova competição, a Artificial Intelligence Robotic Racing (AIRR), que vai colocar drones controlados por inteligência artificial para competirem entre si, estimulando a participação de programadores como o pessoal da Team MAVLab, da Holanda, que venceu a primeira edição deste torneio e que cedeu seu drone para o duelo contra Gab707.

Como "consolo" para os holandeses da MAVLab, um prêmio de US$ 1 milhão foi dado pela icônica empresa aerospacial americana, a Lockheed Martin, já que eles venceram a corrida principal de sua categoria.

Continua após a publicidade

IA deve vencer em 2023

A expectativa dos organizadores é que os drones controlados por inteligência artificial possam vencer os pilotos profissionais em 2023. Hoje, esses quadricópteros são equipados com dois processadores Nvidia Xavier e quatro câmeras, que, por sua vez, ajudam o computador no trabalho de percorrer o caminho da corrida, que é cheio de curvas e obstáculos.

"Nossa aposta é que os drones melhorem a tal ponto que possam vencer os humanos logo. Nossa aposta é 2023", disse Ryan Gury, diretor de tecnologia da Drone Racing League, em entrevista ao CNET.

Continua após a publicidade

Uma das fabricantes mais avançadas do mercado é a Skydio, que vende drones controlados por humanos, mas que possuem um sistema inteligente o suficiente para evitar obstáculos como árvores e prédios.

Fonte: CNET