Publicidade

Drone chinês que cabe na palma da mão voa sem parar com luz do sol

Por  | 

Compartilhe:
Nature/Reprodução
Nature/Reprodução

Um grupo de cientistas chineses criou o menor drone do mundo movido por energia solar. A mini aeronave de aproximadamente 4 gramas pode voar de forma ininterrupta durante o dia, graças à construção curiosa que mistura painéis solares e refletores de alumínio.

Batizado CoulumbFly, o drone tem apenas 200 milímetros de comprimento, sendo 10 vezes menor e 600 vezes mais leve que o modelo anterior, segundo o site IEEE Spectrum. A aeronave é pequena o bastante para caber na palma da mão e pesa menos que uma moeda.

O destaque do drone é a possibilidade de voar de forma ininterrupta enquanto há luz do sol. A aeronave conta com um motor eletroestático que produz movimento a partir de campos eletroestáticos, em vez de eletromagnéticos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No lugar de ímãs pesados, o motor eletrostático do CoulombFly utiliza lâminas leves de fibra de carbono e folha de alumínio em anéis aninhados, alimentando uma hélice de 200 milímetros. Enquanto isso, as células solares de 60 x 40 milímetros usam a tecnologia de arseneto de gálio de filme fino de alta densidade de energia, mas pesam menos de meio grama no total.

Confira, logo abaixo, o vídeo do CoulombFly em ação:

Cientistas querem criar drone do tamanho de um mosquito

Em testes, o CoulombFly alçou voo em menos de um segundo sob luz solar natural. Os pesquisadores acreditam que esses dispositivos poderiam ser usados para reconhecimento aéreo de longa distância, já que podem operar continuamente enquanto houver luz do dia.

Além disso, o design atual permite ao drone carregar quase 1,6 gramas adicionais. Portanto, é possível incluir uma bateria recarregável para estender o tempo de voo para dias sem som. Além disso, os cientistas ainda veem muitas oportunidades de otimização para o motor, hélice e circuitos.

A ideia dos pesquisadores é adaptar o CoulombFly em um drone que é “do tamanho e peso de um mosquito” — cerca de 8 milímetros de largura e 9 miligramas de peso. Por enquanto, essa micro aeronave ainda não consegue voar com a própria energia.

Fonte: IEEE Spectrum.