Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus: drones alertam população sobre isolamento em Recife; confira

Por| 20 de Abril de 2020 às 18h20

Link copiado!

Divulgação/PCR
Divulgação/PCR

Para reforçar o incentivo ao isolamento social no combate à pandemia da COVID-19, a prefeitura de Recife, capital do estado de Pernambuco, conta com drones equipados com alto-falantes que sobrevoam o município e reforçam as medidas educativas para o enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

“Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e regiões de difícil acesso, e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, explica Tulio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana da cidade. Dessa maneira, os drones complementam ações informativas, como a circulação de carros de som e mensagens via SMS para cidadãos das localidades com menor índice de reclusão domiciliar.

Continua após a publicidade

Desde segunda (13), a equipe da prefeitura opera cinco drones, com planos de voo devidamente autorizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que sobrevoam áreas de difícil acesso. “Atualmente os drones percorrem cerca de 15 comunidades diariamente, entre 8h e 17h, e a aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, afirma Ponzi.

Distanciamento social 

Continua após a publicidade

Quando começaram a valer as medidas restritivas, adotadas por Recife, para acesso aos bancos e supermercados (distanciamento em filas, limite de vagas de estacionamento, quantidade de consumidores dentro da loja), a cidade passou a figurar como a capital brasileira com maior índice de isolamento social do país (55,6%). Esses dados são da empresa In Loco, que utiliza tecnologia de aplicativos parceiros para aferir o índice de deslocamento de usuários através dos smartphones.

De acordo com autoridades da Saúde da cidade, a medida de isolamento é considerada como fundamental para o combate à disseminação do novo coronavírus. No entanto, o índice de isolamento é considerado ainda distante do ideal, que seria de 70%.

Fonte: Diário de Pernambuco e Prefeitura de Recife