Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de PCs fecha em queda livre e acende alerta vermelho para a Apple

Por| 12 de Abril de 2020 às 15h00

Link copiado!

Mercado de PCs fecha em queda livre e acende alerta vermelho para a Apple
Mercado de PCs fecha em queda livre e acende alerta vermelho para a Apple
Tudo sobre Apple

Não é nenhuma novidade que o setor de tecnologia em geral tem sofrido com a crise global do coronavírus, tanto na cadeia de produção, quanto no interesse dos consumidores em trocar de dispositivos. De acordo com pesquisa divulgada pela Canalys, divulgada na última sexta-feira (10), o mercado global de PC’s registrou queda de 8% no primeiro trimestre de 2020.

A retração anual é a maior já notada desde 2016, quando os números caíram 12% no primeiro trimestre. Contudo, a situação da Apple se mostra a mais delicada, uma vez que a fabricante do iMac caiu muito acima da média (-21%) e reduziu a sua participação de mercado em 1%. A exceção, no entanto, fica por conta da Dell, a única a apresentar crescimento, ainda que pequeno (1,1%).

Continua após a publicidade
“A indústria de PCs foi impulsionada pelo bloqueio global da COVID-19, com produtos saindo das prateleiras durante o primeiro trimestre. Os fabricantes de PCs começaram o ano de 2020 com um suprimento restrito de processadores Intel, causado por uma transição danificada por chips de 10nm. Isso foi agravado quando as fábricas na China não puderam reabrir após o feriado de Ano Novo Lunar”, conta Rushabh Doshi, diretor de pesquisa da Canalys.

Previsões para o segundo semestre não animam

Por conta de todas as dificuldades de logística, maior busca por dispositivos móveis voltados para o trabalho home office e situação econômica geral desfavorável em todas as regiões do mundo, a Canalys estima que 2020 será um ano nada memorável para o setor de computadores.

Continua após a publicidade
“Uma recessão global começou - as empresas vão à falência, com milhões de novos desempregados. Até governos e grandes empresas terão de priorizar os gastos em outros lugares. Muitas partes da indústria de tecnologia se beneficiaram do início desse período extraordinário de bloqueio, mas esperamos ver uma queda significativa na demanda do segundo trimestre de 2020”, comenta Ishan Dutt, analista da Canalys.

Ao todo, segundo a pesquisa, foram comercializados 53,7 milhões de PC’s entre os meses de janeiro a março, cerca de 4,6 milhões a menos que os 58,3 milhões contabilizados na mesma época em comparação ao ano anterior.

Fonte: Canalys