Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto Natick | Microsoft instala um data center no fundo do mar

Por| 07 de Junho de 2018 às 13h29

Link copiado!

Venture Beat
Venture Beat

A Microsoft acaba de colocar em operação um data center experimental no oceano próximo ao norte da Escócia. A iniciativa faz parte do Projeto Natick, que tem o objetivo de descobrir data centers com mais eficiência energética.

Segundo a Microsoft, o data center portátil chamado Northern Isles foi colocado embaixo do mar na última sexta-feira (1) e já está online e em funcionamento.

O Projeto Natick, no entanto, está na ativa desde 2015, quando a Microsoft instalou um pequeno data center na costa central da Califórnia, onde permaneceu ativo por 105 dias.

Segundo a companhia, o primeiro teste foi feito para analisar a possibilidade de operar um data center submarino. Agora, o teste consiste em descobrir se o conceito é prático em questões econômicas, ambientais e logísticas.

Continua após a publicidade

Data centers de grandes empresas como a Microsoft e o Facebook, por exemplo, acabam precisando de uma alta quantia de dinheiro investido para manter o seu funcionamento, principalmente na questão do resfriamento, pois eles acabam esquentando excessivamente devido a quantidade de servidores.

Com mais de 12 metros de comprimento, o data center conta com 12 racks com 864 servidores e tem o formato de um cilindro, lembrando ainda um contêiner de carga.

Fonte: Fortune