Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Unicef e Microsoft lançam cursos para jovens em situação de vulnerabilidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2023 às 22h00

Link copiado!

Katerina Holmes/Pexels
Katerina Holmes/Pexels

O Unicef, a Microsoft e a Accenture anunciam o lançamento de uma plataforma digital com cursos gratuitos para a formação profissional de jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

A parceria pretende formar jovens de 14 a 29 anos em competências que complementam os currículos escolares e os preparam para inclusão no mercado do trabalho.

Passaporte para o Futuro

Continua após a publicidade

A plataforma Passaporte para o Futuro oferece certificados ao final dos cursos e dá acesso a oportunidades de aprendiz, estágio e emprego em mais de 100 empresas e 1.800 municípios parceiros da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo Unicef.

De acordo com o coordenador da iniciativa 1MiO, Gustavo Heidrich, “o Brasil tem hoje a maior geração de jovens da sua história, são mais de 47 milhões entre 15 e 29 anos. A parceria do Unicef com a Accenture e a Microsoft visa oferecer uma estratégia de formação profissional que alia os interesses dos jovens às demandas do setor produtivo”.

Os cursos da plataforma abordam diferentes temáticas, incluindo: Empreendedorismo Social, Projeto de Vida, Tecnologia e Cultura Digital, Direitos Humanos e mundo do trabalho. Os jovens poderão escolher as trilhas que atendem às suas necessidades e interesses profissionais.

Continua após a publicidade

O objetivo é certificar jovens até 2025 especialmente nos territórios prioritários de atuação do Unicef no Brasil, como a Amazônia, o Semiárido e os grandes centros urbanos.

“O projeto tem como premissa ouvir constantemente adolescentes e jovens para definir conteúdo, metodologias e tecnologias na plataforma, garantindo e priorizando a participação daqueles em situação de vulnerabilidade, como, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, jovens com deficiência entre outros”, afirma a coordenadora do Passaporte para o Futuro, Juliana Sartori, em nota.

Os cursos do Passaporte para o Futuro estão alinhados às competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), às premissas da Estrutura Global de Habilidades Transferíveis do Unicef e também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.