Publicidade

SENAI-SP e Oracle Academy lançam capacitação em tecnologia com 10 mil vagas

Por  | 

Compartilhe:
Ilya Pavlov/Unsplash
Ilya Pavlov/Unsplash

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) e a Oracle Academy criaram um novo projeto de capacitação tecnológica para até 10 mil pessoas, incluindo professores e alunos, até o ano que vem. O programa navega em áreas como Java, IA, Cloud Computing e banco de dados, com objetivo de suprir a demanda por profissionais qualificados na área de TI. 

Para isso, usa estruturas e soluções desenvolvidas pela Oracle para treinar o corpo docente e otimizar o processo de aprendizagem dos alunos: a companhia  cede conteúdos para a instituição, enquanto professores e alunos possuem a oportunidade de usar as mesmas ferramentas usadas em grandes empresas. 

De acordo com ao SENAI-SP, o programa conta com 4,5 mil alunos matriculados e já impactou 3.700 estudantes da instituição, enquanto 70% deles já estão no mercado de trabalho. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O supervisor de operações e avaliação da instituição, Emerson Costa, avalia que a parceria ajuda a contornar um desequilíbrio no mercado de trabalho de TI. “A é uma ferramenta-chave para reverter esse cenário de desequilíbrio, trazendo novos recursos e tecnologias aos cursos do SENAI e tornando-os mais atrativos. Consequentemente capacitamos mais mão de obra de forma gratuita e presencial, com laboratórios e materiais de apoio”, explica.

Trilhas de conhecimento

Os alunos inscritos no programa têm acesso a jornadas de estudo que envolvem conceitos básicos da programação em Java, como estruturas básicas de linguagem, e depois avançam para uma trilha mais aprofundada em conhecimentos específicos da área. Além das soluções da Oracle à disposição, os cursos combinam teoria e projetos práticos.

Os cursos são gratuitos e oferecidos para jovens matriculados no SENAI-SP. É necessário consultar a unidade da instituição na sua respectiva cidade para descobrir quais treinamentos estão disponíveis. Além disso, o governo do estado de São Paulo oferece cursos gratuitos em tecnologia com o programa Qualifica SP.