Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Parceria entre Microsoft e Conif leva capacitação a jovens e adultos

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 23h00

Link copiado!

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A capacitação e a empregabilidade de jovens e adultos estão na pauta da Microsoft. Em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a empresa vai ampliar o alcance da Escola do Trabalhador 4.0 por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A iniciativa é parte do Programa Caminho Digital, do Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, tem uma plataforma de ensino remoto com mais de 45 formações, divididas em 11 trilhas de aprendizagem de tecnologia em diferentes níveis, que já atingiu cerca de 50 mil usuários em busca das habilidades digitais procuradas pelo mercado de trabalho.

A capacitação profissional em habilidades digitais tem trilhas de letramento digital, produtividade, introdução à programação, profissionalizante e avançado em tecnologia da informação. A cooperação tem vigência de dois anos e possibilidade de prorrogação.

Continua após a publicidade

A Microsoft vai oferecer interação com monitores, que vão solucionar dúvidas, acompanhar o aprendizado e apresentar aulas ao vivo e webinars. “Acreditamos que a formação e a capacitação profissionais em tecnologia são essenciais para a retomada econômica do país e o futuro do trabalho”, afirma Lucia Rodrigues, líder de Filantropia na Microsoft Brasil.

Segundo ela, se aliar ao Conif vai ao encontro do objetivo da companhia de levar capacitação ao maior número de pessoas possível. “Nossos investimentos em qualificação profissional ao longo dos anos foram ainda mais acelerados desde o início da pandemia. Pretendemos continuar a incentivar a inovação e o crescimento do país por meio de parcerias estratégicas como essa”, ressalta.

Mais oportunidades de capacitação

Continua após a publicidade

O Conif representa 41 instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), que atendem mais de um milhão de estudantes em 647 campi espalhados por 651 municípios brasileiros. Alexandre Bahia, secretário-executivo da instituição, aponta que a parceria com a Microsoft vai garantir mais oportunidades aos estudantes.

Bahia destaca, ainda, que a distribuição e a presença da rede federal ajudam a movimentar os arranjos produtivos locais. “O acordo amplia as opções de qualificação do corpo discente. E esse cenário ajuda no engajamento da rede”, completa.

Os cursos da Escola do Trabalhador 4.0 são voltados a brasileiros maiores de 18 anos de todo o país. O projeto pode atender até 5,5 milhões de candidatos a emprego até 2023.