Publicidade

Microsoft, SESI e SENAI oferecem cursos gratuitos de Inteligência Artificial

Por| 12 de Fevereiro de 2019 às 19h02

Link copiado!

Marco Estrella/Microsoft/Divulgação
Marco Estrella/Microsoft/Divulgação
Tudo sobre Microsoft

Uma parceria entre a Microsoft, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), disponibilizará para os alunos das instituições – e qualquer pessoa que tiver interesse – cursos gratuitos voltados a capacitação de mão de obra em Inteligência Artificial.

O anúncio foi feito pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante sua visita a São Paulo, para participar do evento AI+Tour. “Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, afirmou o executivo.

Os primeiros cursos oferecidos na plataforma Mundo SENAI serão “Introdução à Inteligência Artificial”, “Introdução à Ciência de Dados”, “Fundamentos da Ciência de Dados” e “Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT”. Outros cursos serão integrados nos próximos meses, como “Desenvolvendo aplicativos de visão computacional em IA utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft”, “Desenvolvendo aplicativos de IA para conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft” e “Chatbots e conversação como plataforma”.

Um estudo encomendado pela empresa e conduzido pela Fundação Getúlio Vargas apontou que o desenvolvimento de IA em mercados-chave – como Agronegócio, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público, que juntos representam 36,4% do PIB do País – pode impulsionar a taxa de crescimento da economia em até 6,43% nos próximos 15 anos.

Continua após a publicidade

“Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem destes avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacita-los para os empregos do futuro”, declarou Nadella.

Além dos cursos, será criado um grupo conjunto de trabalho entre Microsoft. SESI e SENAI para desenvolver atividades visando à elaboração de um plano de formação de profissionais brasileiros em Inteligência Artificial e a criação de trilhas de aprendizagem.

“Educar os jovens brasileiros com as tecnologias da chamada Indústria 4.0, como é a Inteligência Artificial, é fundamental para o Brasil acompanhar a revolução tecnológica”, avalia Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI. “Profissionais qualificados são a chave para o país se inserir nesse movimento global, que vai determinar a geração de novos empregos e a qualidade de vida das pessoas”, completou.