Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Digital House traz curso de TI para jovens que buscam o seu primeiro emprego

Por| 13 de Abril de 2021 às 17h35

Link copiado!

Digital House traz curso de TI  para jovens que buscam o seu primeiro emprego
Digital House traz curso de TI para jovens que buscam o seu primeiro emprego

Encerram-se nesta quarta-feira (14) as inscrições para a primeira turma do Certified Tech Developer, um curso elaborado pela Digital House em parceria com o Mercado Livre e a Globant. Ele é destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma qualificação para se colocar no mercado de trabalho, mais precisamente no setor de TI.

O curso foi desenvolvido para que, em um período de dois anos, o aluno adquira todos os conhecimentos técnicos necessários para sua inserção no mercado de tecnologia. O Certified Tech Developer tem foco na prática e na formação para o mercado de trabalho. De acordo com Sebastian Mackinlay, CEO da Digital House Brasil, a proposta é oferecer ao jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem que precise fazer um curso universitário. Além disso, ao longo de 2021, serão concedidas 250 bolsas de até 95% para estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias.

Sala de aula invertida

O programa se baseia no ensino de habilidades já utilizadas por empresas de tecnologia que são referência no mercado. Além disso, a metodologia de sala de aula invertida, em que o aluno estuda a parte teórica nos momentos fora da aula e usa o período de aula para praticar, dá a oportunidade para que o indivíduo tenha contato e busque soluções para problemas reais desde as primeiras aulas.

Continua após a publicidade

“O curso foi estruturado para que, durante o primeiro ano, o aluno estude de forma intensiva para que, ao final deste período, ele tenha conhecimentos suficientes para ingressar imediatamente no mercado de trabalho", explica Mackinlay. "Já no segundo ano, a carga horária se torna menor e mais flexível para que o aluno consiga conciliar trabalho e estudo”.

Cenário promissor para TI

Apenas entre os meses de março e setembro de 2020, o país fechou 897 mil vagas com carteira assinada, de acordo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A maior parte das baixas aconteceu no setor de serviços e no comércio, muito por causa da pandemia da Covid-19. Ao todo, foram perdidas 181 mil vagas de vendedores em lojas e mercados – o dobro do número de vagas fechadas na indústria, em geral. Isso sem contar 1,4 milhão de trabalhadores domésticos que perderam o emprego no mesmo período, ainda de acordo com o IBGE.

Continua após a publicidade

Tal cenário mostra, no entanto, que a crise sanitária provocou a aceleração da chamada transformação digital. Mackinlay enfatiza ainda que, na América Latina, existe uma crescente demanda por perfis com especialização tecnológica e uma baixa porcentagem de jovens que se capacitam para trabalhar nesta indústria, especialmente nas camadas mais carentes da população.

“Nesse sentido, o Certified Tech Developer vem atender a demanda urgente do mercado por mão de obra qualificada e, com a concessão de bolsas, oferecer ao jovem de baixa renda a oportunidade de se inserir em uma área cuja alta taxa de empregabilidade, além da excelente remuneração, pode transformar a sua condição social”. 

Mas, se as funções mecânicas tendem a ser substituídas pela tecnologia, a transição de emprego e mesmo a inserção no mercado de trabalho exigirão mais estudos. Nesse contexto, jovens, minorias e aqueles com menor educação formal serão os mais prejudicados. “Tudo isso mostra a urgência da necessidade de as pessoas buscarem, desde já, alternativas para manter a sua empregabilidade no pós-pandemia. Levando em conta que a automação das atividades é um caminho sem volta, as carreiras digitais se tornam uma das alternativas mais viáveis”, acredita o CEO da Digital House.

Continua após a publicidade

As inscrições para o Certified Tech Developer vão até esta quarta-feira (14/4) e podem ser feitas no hotsite do programa, clicando aqui.