Cursos gratuitos para programadores, produtores de conteúdo e outros

Cursos gratuitos para programadores, produtores de conteúdo e outros

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 03 de Janeiro de 2022 às 13h00
Reprodução/Pixabay

A profissionalização é importante em qualquer segmento. Algumas empresas têm criado formações gratuitas para garantir que mais interessados tenham acesso à capacitação necessária para serem bem-sucedidos no mercado de trabalho.

O Canaltech selecionou cursos gratuitos em diferentes áreas. Veja, a seguir, escolha o mais adequado ao seu perfil e boa sorte!

Programação para desenvolvedores

O Ebanx oferece o Códigos do Amanhã, curso gratuito de formação em programação voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e região metropolitana. O programa usa metodologia da Resilia Educação e será realizado nos formatos online e presencial. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em programação, mas é preciso ter concluído o ensino médio e comprovar renda mensal de até R$ 800. A ideia é capacitar desenvolvedores web full stack. Serão oferecidos equipamentos e estrutura aos selecionados do programa, bem como bolsa-auxílio de R$ 1 mil, vale-alimentação e vale-transporte. São 50 vagas e as inscrições já estão abertas no site até 6 de janeiro de 2022.

Curso gratuito vai formar programadores (Imagem: Reprodução/Envato/DragonImages)

Cursos profissionalizantes gratuitos

Com carga horária de 15 minutos a 25 horas, cursos online da Intelbras Itec, a Academia do Conhecimento da Intelbras, podem ser acessados por qualquer interessado em se profissionalizar. As opções são segurança eletrônica, redes, comunicação, controle de acesso, incêndio e iluminação, energia e energia solar, gestão de negócios, vendas, atendimento ao cliente, marketing e outros. Todas as modalidades oferecem certificados após a conclusão. Os programas estão disponíveis no site dedicado. O usuário deve se cadastrar na plataforma para ter acesso às aulas.

Bolsas de estudos para programação

O Programa #MeuFuturoÉTech, da Localiza, já beneficiou 20 mil pessoas em todo o país e vai distribuir mais 10 mil bolsas gratuitas de programação em .NET. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2022 e os interessados em participar devem ter, no mínimo, 16 anos. Aqueles que mais se destacarem terão a oportunidade de trabalhar como desenvolvedores no Localiza Labs, o laboratório de inovação da empresa. A formação tem duração aproximada de dois meses e inclui mentoria de lideranças do Localiza Labs. Para se inscrever, clique aqui.

Inclusão social e a equidade racial

Em parceria com a edtech de negócios Be Academy, o iFood criou o programa Talentos da Nova Economia — Pessoas Negras. A iniciativa vai oferecer 250 bolsas de estudos para pessoas negras, a partir de 18 anos de idade, interessadas em desenvolver competências e habilidades da nova economia. A capacitação é voltada a profissionais das áreas de administração, contabilidade, economia, direito, engenharia, comunicação, relações públicas, relações governamentais e correlatas. Serão 54 horas de conteúdo e 12 aulas ao vivo sobre temas relacionados a habilidades e competências comportamentais para a nova economia. Pessoas pretas e pardas de todo o país podem se candidatar aqui.

Impulso para produtores de conteúdo

Formação gratuita vai atender produtores de conteúdo (Imagem: Reprodução/Envato/simonapilolla)

Uma pesquisa da SignalFire aponta que 50 milhões de pessoas no mundo se consideram influenciadores digitais. O programa Impulso, da Livus, vai ajudar produtores de conteúdo brasileiros a criarem, estruturarem e venderem produtos. A plataforma vai selecionar gratuitamente 50 interessados em entender como o mercado funciona. Os projetos selecionados farão parte de uma imersão em comunidade com duração de 4 semanas. Os participantes terão aulas ao vivo e acesso a um grupo exclusivo para o programa no WhatsApp. As inscrições vão até 7 de janeiro de 2022. Para mais informações, visite este link.

Curso para empreendedores a bordo

A GOL Linhas Aéreas oferece, em parceria com a StartSe, um curso sobre inovação e empreendedorismo. São quatro aulas exclusivas em formato de vídeos rápidos de cerca de 30 minutos cada, que podem ser assistidas na plataforma GOL Online, o serviço de entretenimento e conectividade a bordo da companhia. O conteúdo é gratuito e já está disponível em todos os voos da GOL. Os temas das aulas são: novas tecnologias, jornada empreendedora, profissional do agora e gestão ágil. Os passageiros podem usar dispositivos próprios para assistir aos conteúdos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.