Publicidade

Cursos gratuitos para programadores, produtores de conteúdo e outros

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Janeiro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A profissionalização é importante em qualquer segmento. Algumas empresas têm criado formações gratuitas para garantir que mais interessados tenham acesso à capacitação necessária para serem bem-sucedidos no mercado de trabalho.

O Canaltech selecionou cursos gratuitos em diferentes áreas. Veja, a seguir, escolha o mais adequado ao seu perfil e boa sorte!

Programação para desenvolvedores

Continua após a publicidade

O Ebanx oferece o Códigos do Amanhã, curso gratuito de formação em programação voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Curitiba e região metropolitana. O programa usa metodologia da Resilia Educação e será realizado nos formatos online e presencial. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em programação, mas é preciso ter concluído o ensino médio e comprovar renda mensal de até R$ 800. A ideia é capacitar desenvolvedores web full stack. Serão oferecidos equipamentos e estrutura aos selecionados do programa, bem como bolsa-auxílio de R$ 1 mil, vale-alimentação e vale-transporte. São 50 vagas e as inscrições já estão abertas no site até 6 de janeiro de 2022.

Cursos profissionalizantes gratuitos

Com carga horária de 15 minutos a 25 horas, cursos online da Intelbras Itec, a Academia do Conhecimento da Intelbras, podem ser acessados por qualquer interessado em se profissionalizar. As opções são segurança eletrônica, redes, comunicação, controle de acesso, incêndio e iluminação, energia e energia solar, gestão de negócios, vendas, atendimento ao cliente, marketing e outros. Todas as modalidades oferecem certificados após a conclusão. Os programas estão disponíveis no site dedicado. O usuário deve se cadastrar na plataforma para ter acesso às aulas.

Continua após a publicidade

Bolsas de estudos para programação

O Programa #MeuFuturoÉTech, da Localiza, já beneficiou 20 mil pessoas em todo o país e vai distribuir mais 10 mil bolsas gratuitas de programação em .NET. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2022 e os interessados em participar devem ter, no mínimo, 16 anos. Aqueles que mais se destacarem terão a oportunidade de trabalhar como desenvolvedores no Localiza Labs, o laboratório de inovação da empresa. A formação tem duração aproximada de dois meses e inclui mentoria de lideranças do Localiza Labs. Para se inscrever, clique aqui.

Inclusão social e a equidade racial

Em parceria com a edtech de negócios Be Academy, o iFood criou o programa Talentos da Nova Economia — Pessoas Negras. A iniciativa vai oferecer 250 bolsas de estudos para pessoas negras, a partir de 18 anos de idade, interessadas em desenvolver competências e habilidades da nova economia. A capacitação é voltada a profissionais das áreas de administração, contabilidade, economia, direito, engenharia, comunicação, relações públicas, relações governamentais e correlatas. Serão 54 horas de conteúdo e 12 aulas ao vivo sobre temas relacionados a habilidades e competências comportamentais para a nova economia. Pessoas pretas e pardas de todo o país podem se candidatar aqui.

Continua após a publicidade

Impulso para produtores de conteúdo

Uma pesquisa da SignalFire aponta que 50 milhões de pessoas no mundo se consideram influenciadores digitais. O programa Impulso, da Livus, vai ajudar produtores de conteúdo brasileiros a criarem, estruturarem e venderem produtos. A plataforma vai selecionar gratuitamente 50 interessados em entender como o mercado funciona. Os projetos selecionados farão parte de uma imersão em comunidade com duração de 4 semanas. Os participantes terão aulas ao vivo e acesso a um grupo exclusivo para o programa no WhatsApp. As inscrições vão até 7 de janeiro de 2022. Para mais informações, visite este link.

Curso para empreendedores a bordo

Continua após a publicidade

A GOL Linhas Aéreas oferece, em parceria com a StartSe, um curso sobre inovação e empreendedorismo. São quatro aulas exclusivas em formato de vídeos rápidos de cerca de 30 minutos cada, que podem ser assistidas na plataforma GOL Online, o serviço de entretenimento e conectividade a bordo da companhia. O conteúdo é gratuito e já está disponível em todos os voos da GOL. Os temas das aulas são: novas tecnologias, jornada empreendedora, profissional do agora e gestão ágil. Os passageiros podem usar dispositivos próprios para assistir aos conteúdos.