Publicidade

Cursos gratuitos de TI têm vagas para mulheres, para deficientes e outros

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Dezembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Cursos gratuitos de TI têm vagas para mulheres, para deficientes e outros
Cursos gratuitos de TI têm vagas para mulheres, para deficientes e outros

Interessados em ter uma carreira no setor de tecnologia da informação podem aproveitar as diferentes iniciativas que oferecem capacitação gratuita em diferentes áreas do segmento. O Canaltech selecionou algumas delas. Acompanhe a seguir e veja quais é mais adequada às suas necessidades. Boa sorte!

Formação em TI para pessoas com deficiência

A CI&T, especialista digital para grandes marcas, acaba de lançar, em parceria com o Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), um programa gratuito de formação em tecnologia da informação exclusivo para pessoas com deficiência. O curso é totalmente online e oferece 500 bolsas de estudo. Ao fim da capacitação, o projeto oferece oportunidades de trabalho remoto. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ter completado o ensino médio, mas não é necessário conhecimento prévio de tecnologia. As inscrições estão abertas neste site.

Continua após a publicidade

Bootcamp Data Women Engineers

Uma iniciativa da DataEX em parceria com a Microsoft vai oferecer um programa intensivo de formação em tecnologia voltado para mulheres — uma das iniciativas das empresas para ampliar a diversidade no mercado. O curso vai ensinar conceitos e tecnologias de captura, armazenamento, organização, exploração e de enriquecimento de dados em 32 horas distribuídas em oito dias.

Para participar, as mulheres interessadas devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e conhecimentos básicos de linguagem SQL e Banco de dados SQL Server. Serão 50 vagas para alunas de todo o Brasil. As interessadas podem se inscrever até 31 de dezembro aqui.

Continua após a publicidade

Programação para mulheres

Outra iniciativa que busca reduzir a desigualdade de gênero no segmento une a escola de programação Kenzie Academy e a HRTech Dupla, especializada em recrutamento e seleção de mulheres para TI. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a participação feminina no segmento é de apenas 20%. Dados do programa YouthSpark, da Microsoft, apontam que só 25% das vagas no país são ocupadas por elas.

O projeto vai apresentar gratuitamente a programação, com conteúdo prático, simplificado e acessível, mesmo para quem não teve contato anterior com o tema. As inscrições são abertas para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino neste link. A plataforma de ensino da Kenzie, com 30 horas de conteúdo, 10 horas de aulas ao vivo e suporte em tempo real, estará aberta para as interessadas. Depois que obtiverem a certificação, a Dupla vai ajudá-las na busca por oportunidades no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Curso sobre empregabilidade

A busca por uma nova posição no mercado de trabalho requer preparação. Saber como se portar em entrevistas e desenvolver comportamentos para se destacar pode ser essencial. Por isso, a HRTech para pequenas e médias empresas (PMEs) Sólides oferece um curso online e gratuito sobre empregabilidade.

São 1 milhão de bolsas de estudo e os candidatos a emprego vão participar de quatro módulos de preparação mais um módulo de gestão comportamental. Serão debatidos o poder das redes sociais, a montagem do currículo, o networking, a força da comunicação nos processos e o momento da entrevista. Além disso, será abordado o autoconhecimento como ferramenta para encontrar a vaga perfeita. As inscrições para o curso podem ser feitas neste link.

Capacitação em inteligência artificial

Continua após a publicidade

O Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2) acabar de firmar parceria com a NewG Recruitment. A ideia é oferecer um pacote de serviços especializados de busca, capacitação e seleção de profissionais da área de inteligência artificial.

O programa se chama IA Business e pretende capacitar 5 mil profissionais até o fim de 2022. Ao contratar a solução, a empresa apresenta os perfis de profissionais procurados para que treinamentos personalizados sejam montados de forma a unir conhecimento tecnológico e de negócios com habilidades comportamentais.

O modelo de ensino engloba aulas expositivas online, autoestudo e prática apoiada por mentoria e curadoria de profissionais experientes. No desenvolvimento comportamental, os alunos são preparados para tomar decisões estratégicas com base em iniciativas de inteligência artificial e foco no aumento de desempenho e incremento de resultados. Mais informações podem ser encontradas no site do I2A2.