Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cursos grátis de tecnologia | Música, programação, SAP e muito mais

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Janeiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Instituições educacionais estão disponibilizando cursos gratuitamente para capacitação em diversas áreas, desde música até programação. A Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) Tom Jobim está com 773 vagas abertas para mais de 72 opções de cursos em diversos estilos musicais. A Gama Academy está com 70 vagas exclusivas para pessoas com deficiência, visando introduzir esses profissionais no mercado tecnológico.

Já a iniciativa {reprograma} está com vagas abertas exclusivamente para mulheres em vulnerabilidade social que desejam se capacitar em programação, oferecendo 40 vagas para os cursos de Front-End e Back-End. Mulheres negras, trans e travestis terão prioridade. Confira os cursos da semana no Canaltech, a seguir.

Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim

Continua após a publicidade

A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, está com 773 vagas abertas para os Cursos Livres de 2023. São 72 opções de cursos teóricos e práticos, que abrangem uma grande variedade de estilos musicais, voltados para diferentes faixas etárias, contemplando desde os estudantes de nível iniciante até os mais avançados. Os cursos são gratuitos com duração de um ano, sendo duas horas de aula por semana. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 29 de janeiro pelo site da EMESP Tom Jobim.

ALFA Sistemas

A ALFA Sistemas está com 25 vagas gratuitas disponíveis para moradores do grande ABC e região, que queiram atuar na área tecnológica. A 4ª Academia SAP visa formar consultores do ecossistema SAP, empresa multinacional alemã líder mundial no mercado de softwares de gestão. As inscrições deverão ser feitas até o dia 26 de janeiro, e estão disponíveis no site da ALFA.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, presencialmente na sede da empresa em São Caetano do Sul (SP). O início do curso está marcado para o dia 30 de janeiro, com carga horária total de 80 horas. Para participar os candidatos devem estar graduados ou estudar a partir do 4º ano dos cursos de ciências contábeis, administração de empresas, economia, gestão, entre outros.

Continua após a publicidade

Para confirmar a inscrição, os interessados deverão realizar o cadastro no e-learning do SAP e enviar o certificado gerado no sistema para o e-mail: academiasap@alfaerp.com.br, até o dia 26 de janeiro. Aqueles que se destacarem durante o treinamento, terão a oportunidade de serem recrutados para ocupar o cargo de SAP Júnior, com salário inicial de R$ 3.360 em regime de contratação cooperado.

TransFORMAR

A Mills, empresa líder latino-americana em locação de equipamentos, está promovendo o programa TransFORMAR — uma iniciativa que oferece bolsas de estudo para cursos técnicos. Para se candidatar às bolsas, é necessário ter disponibilidade para estudo técnico nos 2 anos do programa (podendo variar), ter renda mensal familiar de até 3 salários mínimos, ter estudado em escolas públicas ou bolsistas integrais em escolas privadas, e ter entre 18 e 28 anos.

Continua após a publicidade

Além da bolsa integral do curso, o aluno que não tiver vínculo empregatício receberá uma ajuda de custo na Mills, no valor de R$ 300. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro, através da página do programa TransFORMAR. Em caso de dúvidas, o programa disponibilizou o WhatsApp de número (11) ​99383-9959.

{reprograma}

A {reprograma} é uma iniciativa que visa introduzir mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado da programação, priorizando negras, trans e travestis. O programa está com 40 vagas abertas para seus dois novos cursos: Front-End e Back-End. Ambas as oportunidades são gratuitas, online e destinadas às mulheres de todo o Brasil, acima de 18 anos, com pouco ou nenhum conhecimento em programação e ensino médio completo — sendo este último requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis. As interessadas podem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, pela página da reprograma.

iTalents

Continua após a publicidade

A iTalents, aceleradora de carreiras tech no Brasil, está se preparando para o programa proTalents, que oferecerá ao longo de 2023 pelo menos 25 cursos de formação no setor de TI. Os cursos são gratuitos, pois são patrocinados por empresas com interesse em formar futuros colaboradores — de maneira que os formandos já saem com uma conexão direta para o mercado de trabalho.

O patrocínio consiste em um investimento é um certo número de vagas, podendo direcionar ou não para um público específico, de maneira que a empresa parceira possa acompanhar o desenvolvimento dos bolsistas ao longo da formação. Os interessados podem se cadastrar no processo seletivo pela página da iTalents.

DIO

A DIO, plataforma de open education em TI, anuncia o evento "O Melhor Ano da Sua Vida", que será promovido de forma totalmente online e gratuita. A novidade visa auxiliar pessoas que não tem experiência no mercado de trabalho ou que estão em transição de carreira. Serão dois dias de imersão, com o passo a passo para quem quer decolar nas carreiras de tecnologia em 2023. Os participantes podem se inscrever até o dia 24 de janeiro, pela página da DIO.

Continua após a publicidade

Instituto BRF e Gama Academy

O Instituto BRF e Gama Academy firmaram parceria para o oferecer de 70 bolsas de estudo em uma trilha preparatória de desenvolvimento para o ingresso de pessoas com deficiência na área de tecnologia. O projeto contará com três fases, incluindo treinamento imersivo e especialização. O modelo de aprendizado consiste na seguinte estrutura:

  • Aulas assíncronas, síncronas e mentoria;
  • 81 horas de conteúdo em Desenvolvimento Starter e 135 horas de conteúdo em React e .NET;
  • Metodologia imersiva e transformadora;
  • Desafios práticos individuais e em grupo;
  • Desenvolvimento de hard e soft skills;

Os formandos terão ainda a chance se serem contratados pelo Instituto. Os 25 escolhidos passarão por uma nova trilha focada em especialização de React e .NET. Podem se inscrever qualquer pessoa com deficiência física ou intelectual, que seja maior de idade, tenha ensino médio completo e seja residente do território brasileiro. Os interessados podem realizar sua inscrição e obter mais informações pelo site do programa.