Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Curso gratuito de TI com foco em vulnerabilidade social tem vagas abertas

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Fevereiro de 2022 às 23h30

Link copiado!

Curso gratuito de TI com foco em vulnerabilidade social tem vagas abertas
Curso gratuito de TI com foco em vulnerabilidade social tem vagas abertas

A Recode, que oferece formação online e gratuita de programadores full stack, está com inscrições abertas até 25 de fevereiro para o Recode Pro. O projeto é voltado à capacitação e à empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para participar, é preciso ter entre 18 e 39 anos, ensino médio completo, renda familiar de até um salário mínimo e morar em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus.

Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode, diz que o interesse crescente dos jovens demonstra que o trabalho da Recode está na direção certa. “Abrimos portas para que a tecnologia proporcione mudanças socioeconômicas significativas e contribua para a redução da desigualdade”, diz.

Continua após a publicidade

Um dos diferenciais da capacitação é sua taxa de empregabilidade: acima de 65% desde que o programa foi criado, em 2019. Além disso, seis meses após o término do primeiro ciclo, o salário médio dos concluintes era de R$ 4.985. O número é superior à média das pessoas empregadas no Brasil em 2021: cerca de R$ 2.459, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro destaque do Recode Pro é a política de diversidade. Em 2022, pelo menos 51% dos participantes serão pretos ou pardos e 40% das vagas estão reservadas para mulheres. Além disso, pessoas LGBTQIA+ terão preferência em caso de empate nas etapas classificatórias.

Baggio destaca uma pesquisa da Universidade de Brasília, que indica que quase 50% das profissões existentes atualmente podem ser substituídas por inteligência artificial. “E a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que 421 mil novos postos de trabalho serão criados no segmento até 2024. O Recode Pro empodera pessoas para enfrentar esse cenário”, diz ele.

Continua após a publicidade

Seleção para formação

Os inscritos para o curso passarão por 40h de cursos de qualificação na plataforma da Recode e um teste de raciocínio lógico. Os mais bem avaliados serão convidados para um hackathon virtual: essa etapa vai apontar os 420 classificados para a formação.

O curso vai de maio a dezembro e será ministrado de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias de aula. “O hackathon é uma oportunidade para que os candidatos apliquem suas ideias, mostrem criatividade e iniciem uma rede de contatos que será fundamental para oportunidades de mercado”, explica Baggio.

Além disso, o hackathon conecta o Recode Pro ao empreendedorismo. Durante a formação, a ideia é que os alunos desenvolvam projetos com perspectiva de transformar o ambiente em que vivem. Essa diretriz prática é mais um diferencial.