Você usaria? Japão lança banheiros públicos com paredes transparentes

Por Ramon de Souza | 15 de Setembro de 2020 às 22h40
Nippon Foundation

Imagine estar caminhando tranquilamente pelas ruas e encontrar um banheiro público feito exclusivamente com paredes de vidro transparente. E aí, iria encarar? Fique tranquilo: ao adentrar no recinto e fechar as portas, uma reação eletroquímica faz com que o material se torne opaco, impedindo que as pessoas do exterior acompanhem você fazendo as suas necessidades fisiológicas.

A ideia parece absurda demais para você? Pois saiba que ela é oriunda do único país que poderia ter esse tipo de ideia: o Japão. O experimento foi encomendado pela Nippon Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo otimizar os espaços públicos. As primeiras cabines já foram instaladas em Shibuya, que é considerado uns dos bairros mais modernos do país.

Imagem: Divulgação/Nippon Foundation

“Tornar os banheiros transparentes tranquiliza as pessoas sobre sua limpeza, mas também em termos de segurança porque é possível comprovar que não há ninguém escondido”, explica Kana Saji, porta-voz da Nippon Foundation, em entrevista à agência de notícias AFP. Incrivelmente, o público também aprovou a ideia e está gostando bastante de usar os toaletes de vidro.

Fonte: Exame

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.