Publicidade

Tabuleiro Ouija | Conheça o jogo comprado online por Silvio Santos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/SBT e Universal Pictures
Divulgação/SBT e Universal Pictures

No último domingo (18), em entrevista ao Fantástico, o cantor Tiago Abravanel compartilhou uma curiosidade a respeito dos últimos dias de Silvio Santos, falecido no sábado (17), aos 93 anos. Segundo o neto, o apresentador havia descoberto recentemente o mundo das compras online e adquirido curiosos itens na internet, como um tabuleiro Ouija.

O objeto, criado nos Estados Unidos em meio a onda de espiritismo do século XIX, ganhou fama em todo o mundo por supostamente ser uma ponte de conexão com o mundo dos mortos. Segundo a lenda, ele permite que os vivos se comuniquem com aqueles que estão no além, recebendo mensagens ou avisos dessas entidades.

A fama do tabuleiro foi tanta que, nos cinemas, filmes de terror como Ouija: O Jogo dos Espíritos (2014), Veronica (2017) e o próprio O Exorcista (1973), um dos mais clássicos e populares título do gênero, o incluíram em suas histórias, mostrando o jogo como o início do problema dos protagonistas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora ninguém saiba exatamente de onde veio o nome do tabuleiro, no mundo real, o jogo virou mania entre crianças e adolescentes, e passou a ser comercializado como um brinquedo que “aterrorizava” os mais desprevenidos.

No Brasil, especialmente, o Ouija ficou bastante popular, ganhando versões mais modestas e improvisadas, que utilizavam itens mais baratos para a conexão. As duas mais clássicas são aquelas em que os participantes utilizam um copo de cozinha ou um compasso como indicador, o que explica porque, em terras tupiniquins, a brincadeira também ficou conhecida como “jogo do copo”.

Como funciona a “comunicação” do Ouija

Originalmente jogado em dupla (embora seus jogos em grupo tenham se popularizado), o Ouija nada mais é do que um tabuleiro em formato retangular que possui todas as letras do alfabeto, todos os números de 0 a 9, as opções de “sim” e “não” e um recado de “adeus” (good bye, em inglês) para que os participantes possam encerrar a conexão.

Para jogá-lo, todos os presentes devem colocar seu dedo indicador e médio sobre a prancheta (inicialmente na letra G) e fazerem uma pergunta clara e direta sobre o que desejam saber. A ideia é que a entidade se comunique fazendo esse indicador deslizar pelo tabuleiro, e respondendo assim ao questionamento por meio das letras, opções e números dispostos.

Continua após a publicidade

Existem algumas regras importantes do jogo que devem ser seguidas, como nunca se comunicar com o espírito sozinho e sempre encerrar a conexão com um “adeus”, mas de modo geral tudo depende da dinâmica que se estabelece na conversa.

No lado científico, os movimentos observados no Ouija, no entanto, já foram desvendados apenas como resultado do chamado efeito ideomotor. O fenômeno – observado pela primeira vez pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter, em 1852 – é, no caso da brincadeira, o resultado, ainda que inconsciente e involuntário, da força dos participantes sobre o objeto. O que explica porque é de fato possível observar algumas "respostas do além" durante as rodadas.