Publicidade

Stonehenge: solstício de verão será transmitido ao vivo pela 1ª vez na história

Por| 19 de Maio de 2020 às 08h43

Link copiado!

Gail Johnson/Getty Images
Gail Johnson/Getty Images

O ano de 2020 tem acabado com a maioria dos momentos de lazer com os quais estávamos acostumados. Shows e festas foram cancelados ou adiados, assim como campeonatos esportivos e eventos dos mais diversos tipos. Em uma era na qual a internet toma conta de quase tudo, vivíamos tentando conciliar o mundo digital com a vida offline, mas, com a chegada da pandemia da COVID-19, o que nos restou foi nos adaptarmos de vez ao ambiente virtual para praticamente tudo — estudar, trabalhar, manter contato com os amigos e parentes, fazer compras e se divertir, por exemplo.

Mesmo que muito de nosso lazer tenha sido retirado de nós sem dó nem piedade, ainda podemos contar com alguns momentos de alegria graças à tecnologia, e um deles vai acontecer em breve, já no mês que vem. Enquanto aqui no Brasil, no hemisfério sul, estamos nos preparando para o inverno, lá no hemisfério norte quem está chegando é o verão, e existe uma região histórica que costuma ser bastante visitada neste período: Stonehenge. Todos os anos, o local recebe milhares de visitantes para a comemoração do solstício de verão, sendo uma das festividades mais famosas do mundo nesta época. Agora em 2020, Stonehenge terá que comemorar a chegada da nova estação sozinho, mas isso não significa que ninguém poderá participar dessa festa.

O evento é organizado pela English Heritage, organização que também é responsável pela administração do monumento. Neste ano, eles anunciaram que será possível assistir ao vivo, de graça pela internet, ao primeiro nascer do Sol do solstício de verão por lá. A diretora Nichola Tasker disse que a organização até pensou em formas de conduzir o tradicional evento presencial com segurança, mas, no fim, chegou à conclusão de que não haveria opção mais inteligente além do cancelamento, transmitindo a ocasião pela internet pela primeira vez em mais de 5 mil anos de história.

Continua após a publicidade

"Esperamos que a nossa transmissão ao vivo ofereça uma oportunidade para pessoas que estão perto ou longe se conectarem com este lugar em uma época tão especial do ano, e estamos ansiosos para receber todo mundo de volta no ano que vem", disse Tasker, pedindo ainda que as pessoas não viajem para lá neste próximo evento.

Mas o que é o Stonehenge? E por que o solstício de verão é especial ali?

Stonehenge é um grande mistério da humanidade. Criada há mais de 5 mil anos na Inglaterra, a estrutura é composta de pedras gigantes perfeitamente posicionadas em círculos concêntricos (que compartilham o mesmo eixo), medindo cinco metros de altura e pesando quase 50 toneladas. Foi construída por volta de 3.000 a.C. por pré-históricos do período neolítico através de técnicas de construção consideradas refinadas para a época.

Dois materiais foram usados na construção de Stonehenge: no círculo externo, há pedras sarsen, tipo de arenito extremamente duro encontrado no sul da Inglaterra, e, no círculo interno, há pedras azuis. Segundo estudos feitos por arqueólogos com o passar dos anos, transportar essas pedras não teria sido tão difícil assim, apesar do peso e da distância de onde vieram. Ainda assim, Stonehenge comumente é citado como local de interesse por quem especula que esse tipo de construção muito antiga e recheada de mistérios teria sido erguida por alienígenas, que teriam nos visitado no passado distante.

Continua após a publicidade

Você deve estar se perguntando quanto ao motivo verdadeiro pelo qual Stonehenge foi criado, ou qual o seu propósito, certo? Este, no entanto, é o verdadeiro mistério. Existem várias hipóteses levantadas por historiadores, como a que cita que o local teria sido um campo de caça e de festividades desde muitos anos antes da sua construção, tornando-se então um local oficial de celebração. Outra suspeita é a de que teria existido ali um cemitério para famílias de elite que viviam na região há milhares de anos, bem como a ideia de que a estrutura teria, na verdade, servido como um observatório astronômico primitivo.

Há quem diga também que o monumento foi construído para aumentar o cancelamento natural de ruídos da região, com as pedras fazendo o bloqueio seletivo do som. Muitos não acreditam nessa ideia, mas é fato que a acústica de Stonehenge pode ser comparada com a de catedrais — e essa característica poderia ser muito importante em uma celebração, não acha? Outros acreditam que a construção tinha vínculos com a espiritualidade, possivelmente tendo sido usada para rituais de cura e proteção, sendo este mais um fator que atrai tanta gente para lá até hoje.

Também há quem aposte que as estruturas estariam relacionadas a alguma espécie de calendário solar, pois há números e padrões ali indicando 365.25 dias. Calendários solares são os que se baseiam no movimento da Terra ao redor do Sol para contar os dias, e nosso calendário ocidental faz parte desse modelo. Como nosso planeta leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos para dar essa volta completa, acabamos incluindo um dia a mais no ano a cada quatro anos (os chamados anos bissextos) para manter nossa contagem do tempo em dia com o movimento de translação da Terra. E, naquela época, os humanos pré-históricos precisavam contar o tempo para saber quando seria a melhor época do ano para semear e colher. Mas, independente de a estrutura imponente ter sido criada ou não para algum dos propósitos acima, graças a tantos mistérios milenares nós podemos dizer que Stonehenge é muito mais do que um amontoado de pedras, sendo um centro de imaginação, admiração e celebração.

Continua após a publicidade

O solstício de verão é tão especial ali justamente por causa da disposição das pedras, pois o Sol nasce alinhado perfeitamente com a pedra principal, proporcionando um belo espetáculo. O fenômeno se repete em dezembro, quando começa o solstício de inverno por lá. E, neste ano de 2020, você poderá assistir ao solstício de verão em Stonehenge ao vivo no Facebook e no YouTube da English Heritage. Este amanhecer mais do que especial acontece no dia 21 de junho (um domingo), mas a transmissão já começa no sábado (20 de junho) a partir das 17h26 (horário de Brasília), com o pôr do Sol. Poderemos ver o Sol nascendo em Stonehenge na madrugada de sábado para domingo (21), às 00h52 (horário de Brasília).

E enquanto o grande dia não chega, você pode explorar o curioso monumento de forma detalhada pela internet, acessando o site oficial do English Heritage. A página mostra como está o cenário do local com base no horário do acesso ao site, deixando a visita virtual com alguns toques de realismo.