Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a cor mais popular do mundo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Agosto de 2022 às 13h30

Link copiado!

 Sharon McCutcheon/Unsplash
Sharon McCutcheon/Unsplash

Entre uma infinidade de tonalidades, qual a cor mais popular do mundo? Essa questão já intrigou a comunidade científica, e rendeu diversas pesquisas. Embora seja um assunto complexo, os pesquisadores conseguiram chegar em um consenso.

Segundo uma pesquisa de 2015 da YouGov, o azul é a cor mais popular em todo o mundo. Enquanto isso, em 2017, uma pesquisa feita com 30 mil pessoas de 100 países foi ainda mais além e descobriu que especificamente o azul-petróleo é a cor mais popular. Trata-se de uma resposta que parece variar com o ano, o método de pesquisa e as amostras analisadas.

Outro aspecto a se prestar atenção é que a preferência por alguma cor é altamente influenciada pela cultura, como sugere um estudo de 2019 publicado na revista Perception. Na ocasião, a equipe comparou os tons favoritos das pessoas de três culturas diferentes, e eles divergiram amplamente entre essas culturas.

Continua após a publicidade

Só que a cultura não é o único fator que influencia: experiências de vida e socialização podem moldar a preferência de cor. Por exemplo, na cultura ocidental moderna, o azul é tradicionalmente associado aos meninos, enquanto o rosa é considerado uma "cor das meninas". E, sem surpresa, um estudo de 2013 na revista Archives of Sexual Behavior, que entrevistou 749 pais americanos, descobriu que os homens tendem a preferir o azul, enquanto as mulheres tendem a preferir vermelho, roxo e rosa.

Enquanto isso, em culturas onde não há essa diferença, as preferências de cor são praticamente idênticas entre homens e mulheres. No final da década de 1970, pesquisadores do World Color Survey descobriram que, em todas as culturas, as pessoas tendem a nomear os tons da mesma maneira.

Fonte: Independent, YouGovAmerica, Perception via Live Science