Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Joguinho online “homenageia” navio encalhado no Canal de Suez

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Março de 2021 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/kees torn (Wikimedia)
Reprodução/kees torn (Wikimedia)

“Tragicômico” é um adjetivo apropriado para se referir ao que aconteceu nos últimos dias no Canal de Suez, uma das rotas marítimas comerciais mais importantes do mundo — a via localiza-se no Egito e liga o mar Mediterrâneo com o mar Vermelho, fazendo com que navios cargueiros não precisem contornar toda a costa africana para realizar o percurso entre Europa e Ásia. Tal economia chega a ser de 7 mil quilômetros, e, diariamente, diversas embarcações utilizam tal canal para transportar os mais diversos produtos.

Não seria triste se esse canal fosse fechado inesperadamente? Pois foi o que ocorreu na terça-feira passada (23) — o Ever Given, um gigantesco porta-contêineres acabou encalhando bem na entrada da rota, deixando centenas de outras embarcações bloqueadas nas extremidades e até mesmo no meio do canal. Mais do que prejuízos gigantescos à cadeia de suprimentos (afinal, diversas fabricantes tiveram o fornecimento de suprimentos cortado durante quase uma semana), o incidente também gerou uma série de memes.

Continua após a publicidade

A internet não perdoou as diversas fotografias que passaram a circular na web demonstrando a tentativa aparentemente fútil de pequenas escavadeiras tentando mover o “monstro” de 400 metros de comprimento e quase 224 mil toneladas. Após muito esforço conjunto com rebocadores (e a maré a favor), o Ever Given finalmente desobstruiu o Canal de Suez nesta segunda-feira (29), mas tudo indica que o episódio inusitado não será esquecido tão cedo — afinal, ele até foi transformado em um joguinho!

Podendo ser jogado diretamente de seu navegador, Suez Canal Bulldozer foi feito às pressas pelo desenvolvedor Eric Wilder com o único objetivo de tirar sarro das escavadeiras. “Alguém entalou uma barcaça no Canal de Suez, travando uma quantidade enorme de comércio mundial. Você dirige uma escavadeira. Veja se você consegue fazer isso se mexer”, diz a descrição da obra. Os comandos são simples: o veículo se move lateralmente pelas teclas direcionais e o botão “J” realiza uma ação.

A questão mais cômica é que não importa o quanto você tente empurrar o Ever Given — você sempre receberá a mensagem “It’s super stuck” (ou “Está muito emperrado”, em português), o que significa que o joguinho aparentemente não tem fim. Alguns internautas comentaram na página da obra afirmando terem conseguido desencalhar o navio, mas não temos como afirmar se eles realmente atingiram tal feito ou simplesmente estão colaborando com a trollagem de Eric.

Continua após a publicidade

Fonte: itch.io