Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erro 404: Conheça a história por trás das famosas páginas não encontradas

Por| 07 de Dezembro de 2017 às 13h24

Link copiado!

Geeks Under Grace
Geeks Under Grace

A mensagem "Erro 404: Página não encontrada" já apareceu ou vai aparecer para todos mais cedo ou mais tarde. Isso acontece quando a página solicitada não existe ou foi retirada do ar, e como o erro é bastante comum e pode acontecer com qualquer site, alguns deles criam imagens diferentes e bem humoradas sobre a ocasião. Talvez, assim, o visitante não fique tão irritado por não encontrar o que estava procurando.

Mas você já parou para se perguntar sobre o motivo do "404"? Existe um mito por trás dessa história, mas a realidade é bem menos engraçada.

Mito

Quando o erro ganhou popularidade, começaram a surgir boatos que atribuíam o 404 ao número da sala que abrigava um dos primeiros servidores de internet da história, no início dos anos 2000. De acordo com o rumor, a sala 404 ficava na CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça, e era lá que o criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, trabalhava e onde ele raramente era encontrado.

Continua após a publicidade

Verdade

"O número 404 nunca foi vinculado a qualquer sala ou local físico no CERN. É um completo mito", desmistifica Robert Cailliau, que trabalhava em conjunto com Berners-Lee.

Mas então, como isso aconteceu?

Antes de contar a verdade, Cailliau relatou em entrevista ao portal Wired que a reprodução do problema em forma de um termo curto foi um alívio, afirmando que códigos de erro são uma necessidade, mas não a maior preocupação.

Continua após a publicidade
"Quando você escreve um código para um novo sistema, você não quer desperdiçar muito tempo escrevendo longas mensagens para situações em que você detecta um erro", conta.

Na época, a memória dos servidores era muito baixa, então escrever uma mensagem de erro longa na tela era impraticável. A solução, então, foi designar intervalos numéricos para as categorias de erro. Caililiau conta que, de acordo com os programadores, os erros de clientes caíram em uma variável de 400, gerando então o famoso 404.

Fascínio

Ao ser questionado sobre a obsessão das pessoas quanto ao termo 404, Caliliau disse que, francamente, não se importa.

Continua após a publicidade

"Esse tipo de criatividade que entra nas páginas de resposta 404 são bastante inúteis. A mitologia provavelmente se deve à irracionalidade, negação de evidências e preferência por contos de fadas acima da realidade, o que é muito comum na espécie humana", desabafou um dos cérebros por trás da World Wide Web.

Fonte: Wired