Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

De Disney a Gates: 5 mulheres por trás do sucesso de grandes homens

Por| 27 de Junho de 2018 às 16h10

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Dizem que “por trás de todo grande homem sempre há uma grande mulher”. A frase pode até ser verdade, mas não no contexto em que ela costuma ser aplicada, dando a entender que uma esposa ou namorada “funcionam” como um apoio ou conforto na batalha de um homem.

Muitas vezes, elas não são apenas um ombro para se apoiar, mas sim mulheres engajadas que com muito trabalho colocaram a mão na massa para ajudar os seus maridos a realizarem suas conquistas e que têm o seu nome atrelado a estes projetos.

A verdade é que, possivelmente, se não fosse esse braço direito, grandes gênios não teriam chegado onde estão ou estiveram, e suas conquistas não estariam rendendo frutos até hoje.

Ficou curioso para conhecer quem são essas grandes mulheres? Elas estão por aí, mas aqui no Canaltech nós separamos cinco delas que foram corresponsáveis pelo sucesso de seus grandes companheiros.

Continua após a publicidade

Marcia Lucas - Editora

Marcia Lucas, hoje com 72 anos, foi esposa de George Lucas entre os anos de 1969 a 1983 e é considerada a pessoa que salvou a saga Star Wars. No início de sua carreira, o seu talento conseguiu destacar a profissional em meio a uma área dominada por homens: a do cinema.

A editora sempre foi muito valorizada pelo seu trabalho no cinema e pela sua contribuição na saga, mas após um complicado divórcio com o diretor o seu nome deixou de ser citado nas obras.

Continua após a publicidade

Marcia conheceu George em 1967, quando havia sido contratada para ajudar na edição de um filme do governo. Com o casamento, em 1969, a dupla começou a trabalhar no THX 1138, primeiro longa-metragem do diretor.

O trabalho do casal seguiu evoluindo com American Graffiti, trama de 1973 que exigiu de Marcia grande parte do seu foco. Construindo o filme praticamente sozinha, ela trouxe para o casal a indicação de Oscar de Melhor Montagem e Melhor Direção. E o sucesso não parou por aí, continuando com Alice Não Mora Mais Aqui, do diretor Martin Scorsese, Taxi Driver logo na sequência, até passar por Star Wars.

Marcia foi a pessoa que colaborou com as maiores ideias da saga, sendo considerada a pessoa que salvou Star Wars e que fez com que a saga se tornasse o sucesso que é até hoje.

Dali para frente, Marcia só contou vantagem em seu currículo, mas após o divórcio com George Lucas, seu nome infelizmente foi desaparecendo da mídia.

Continua após a publicidade

Ann Druyan - Escritora

Ann Druyan foi esposa de Carl Sagan, famoso cientista e astrofísico que conquistou a popularidade pela série de sucesso Cosmos, dos anos 1980, que hoje é comandada por Neil deGrasse Tyson pela Netflix.

Apesar de levar quase todo o crédito pela sua saga com o programa, Cosmos poderia não ter todo o reconhecimento e importância que tem hoje se não fosse por Druyan.

Continua após a publicidade

Ela foi a responsável por toda a produção e roteiro da série, sendo Sagan apenas o apresentador e a figura que deu identidade à trama. No entanto, é claro que o fato não tira o mérito do conhecimento do cientista, que foi altamente premiado pelas suas obras ao longo de sua vida.

Também cientista e escritora, Druyan agora controla o Cosmos Studios, uma série de podcasts que retrata a vida de seu marido, que faleceu em 1996, além de suas obras.

Lillian Bounds Disney - Animadora

Lillian Marie Bounds conheceu Walt Disney quando foi trabalhar na produtora, em 1923, e os dois se casaram dois anos depois.

Continua após a publicidade

Inclusive, o personagem mais famoso da Disney, Mickey Mouse, foi nomeado por Lillian. O simpático camundongo foi desenhado por Walt Disney enquanto o casal estava em uma viagem de trem de Nova York para a Califórnia, em 1928. Quando ele mostrou o desenho a ela, disse que o personagem se chamaria "Mortimer Mouse", mas Lillian logo respondeu que era um nome muito "depressivo" e sugeriu Mickey Mouse.

Lillian começou sua carreira como secretária e arte-finalista, e a finalizou como uma das responsáveis pelo sucesso da Disney, que segue firme e forte até hoje. Além de participar da criação de histórias e do personagem, Lillian também foi braço direito de seu marido na participação dos negócios, como na criação do EPCOT Center, do Walt Disney Modular Theater e do Walt Disney Concert Hall.

Lillian faleceu em 1997, 31 anos após a morte do marido.

Continua após a publicidade

Alma Reville - Roteirista e editora

O gênio que levou o suspense aos cinemas em diversas obras teve muito a agradecer à sua esposa, Alma Reville. As tramas que levaram o público a sentir medo nas telonas só foram possíveis com a parceria e companheirismo de ambos.

Reville já cresceu no mundo do cinema graças a seu pai, que trabalhava no Twickenham Film Studios. Então, após conhecer Hitchcock, a editora foi convidada a trabalhar no filme Woman to Woman, que foi o pontapé inicial para o começo da parceria.

Continua após a publicidade

O filme Hitchcock, que retrata a vida do diretor e o making of de Psicose, aborda bastante a história de Reville e sua participação no longa metragem.

Hitchcock e Reville se casaram em 1926 e permaneceram juntos por mais de 60 anos, até a morte do diretor.

Melinda Gates - Empresária

Melinda conheceu Bill Gates, fundador da Microsoft, em 1987, quando começou a trabalhar na companhia. Sete anos depois, em 1994, eles se casaram.

Continua após a publicidade

Foi quando a carreira de Bill Gates começou a ir além da computação. No mesmo ano do casamento, o casal criou a Bill & Melinda Gates Foundation, uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de levar a educação a àreas menos favorecidas.

Em 2012, a fundação conseguiu US$ 560 milhões para aumentar o acesso de mulheres a contraceptivos em regiões mais humildes.

Além de sua contribuição filantrópica, Melinda é formada em ciência da computação e possui especialização em administração, com foco em economia, formação que só contribuiu para os projetos do casal.

Continua após a publicidade

Em 2016, Bill e Melinda receberam do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, uma das 21 "Medals of Freedom" (medalhas da liberdade, na tradução literal), distrubuídas a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dos Estados Unidos.

Fonte: Disney Dreamer, Women You Should Know, Biography, SyFy, CSI