Quanto custavam os consoles na época em que foram lançados no Brasil?

Por Redação | 14.03.2013 às 07:30 - atualizado em 19.03.2013 às 17:08

As taxas de importação e impostos praticados no Brasil são extremamente altas, isso todos nós sabemos. E sempre que alguma novidade é lançada, principalmente no mundo da tecnologia e dos games, já podemos esperar que nosso item de desejo vai chegar ao país custando os olhos da cara.

Mas será que sempre foi assim? Resposta simples e direta: sim. A popularização dos jogos eletrônicos no país não fez com que os preços dos consoles caíssem, mas é interessante fazer uma comparação da evolução desses valores durante os anos. E foi exatamente isso que o pessoal do Estado de S. Paulo fez.

Eles reviraram o acervo de suas publicações antigas para levantar quais consoles chegaram oficialmente ao mercado brasileiro no passar das décadas. Para tornar a coisa mais interessante, eles levantaram o valor de cada um deles e fizeram uma comparação em escala com a quantidade de jornais que era possível comprar na época com o mesmo dinheiro investido em cada videogame.

"Por exemplo: um Super Nintendo custava Cr$ 25 mil em agosto de 1993, e na época era possível comprar 500 jornais com esse valor. Hoje, 500 jornais valem R$ 1,5 mil, que virtualmente seria o preço atual de um console desses", explica.

Mas o jornal adverte que a ideia é citar os valores apenas para efeito de comparação, portanto "não tente vender seu Master System empoeirado pelo preço de um Playstation 3".

Na listagem abaixo, podemos ver como ficaria a tabela de preços dos consoles convertida para valores pós 1994, quando o Real já era a moeda brasileira. A lista ainda conta com o valor dos consoles, o preço do jornal (e a data referência), a quantidade de exemplares comprados na época com o valor e a cifra convertida na moeda atual.

Consoles
PORTÁTEIS