Usina espanhola utiliza energia solar até mesmo durante a noite!

Por Redação | 02 de Outubro de 2012 às 09h25

A Torresol Energy criou um novo conceito para gerar energia solar em larga escala. A usina, localizada em Sevilla, na Espanha, não funciona com aqueles conhecidos painéis fotovoltaicos que estamos acostumados a ver por aí. Na verdade, ela gera energia de uma maneira bem diferente. Um helióstato, dispositivo que segue o movimento do Sol, direciona a energia dele para um torre central.

Nessa torre uma grande quantidade de nitrato de sódio e de potássio é aquecida e derretida. Estes sais são fundidos a uma temperatura de 500 ºC e trocam calor com a água, que vira vapor superaquecido. Esse vapor movimenta uma turbina que gera energia.

A Gemasolar possui um campo de 185 hectares que possui 2.650 helióstatos. O sistema é tão potente que consegue gerar energia mesmo após 15 horas sem a incidência de luz solar. Com certeza é um ótimo exemplo de produção de energia verde.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Usina Gemasolar
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.