Firefox completa, hoje, oito anos de vida

Por Joyce Macedo | 09 de Novembro de 2012 às 15h28

Um dos navegadores prediletos dos internautas está completando hoje oito anos. No dia 09 de novembro de 2004 a Fundação Mozilla lançou se browser no mercado e o Firefox viu sua primeira versão bater a marca de 100 milhões de downloads antes mesmo de completar um ano no mercado.

Antes de ganhar esse nome conhecido em todos os cantos do mundo, o projeto piloto do Firefox era conhecido como 'Phoenix'. Uma versão beta desse navegador foi lançada em 2002, mas apenas dois anos depois a versão completa foi anunciada e renomeada para Firefox.

O navegador é conhecido pelo seu código aberto, que permite aos usuários personalizar o navegador como achar melhor. Na verdade o Firefox era uma versão de código aberto do Netscape.

O Firefox está no Livro dos Recordes

Você sabia também que ele possui seu nome registrado no Livro dos Recordes? Em junho de 2008 a Mozilla liberou a versão 3.0 do Firefox, que bateu um recorde mundial como o programa mais baixado em 24 horas. Foram 8 milhões de downloads em apenas um dia.

Firefox recorde no Guiness

Hoje, mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Firefox e cerca de 40% do código foi escrito por voluntários. O navegador é extremamente popular em todo o mundo e está disponível em 75 idiomas, porém, mais de metade dos usuários utiliza versões em inglês.

Easter Eggs

Independentemente do idioma que você utilize no Firefox, você pode brincar com os chamados easter eggs. Os programadores da Fundação Mozilla adoram inserir frases e brincadeiras nos códigos do navegador. Por exemplo, se você digitar about:mozilla na barra de endereços do Firefox, vai ler a seguinte mensagem:

"'Mamon adormeceu. E o renascimento da criatura disseminou-se pela terra e seus seguidores tornaram-se exércitos. E eles apregoaram a mensagem e sacrificaram lavouras com fogo, com a astúcia das raposas.E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança conforme prometido pelo texto sagrado e contaram da criatura para suas crianças. Mamon despertou e, veja só, nada mais era do que um discípulo.' de 'O Livro de Mozilla, 11:9' (10ª edição)"

O "about:mozilla" começou como uma resposta para uma página, que agora não existe mais, do Internet Explorer 5.5 que mostrava a "Tela Azul da Morte' quando você tentava acessar a página "about:mozilla". Hoje, acessando a página res://mshtml.dll/about.moz no IE, você ainda pode ver a antiga tela azul.

Existe um outro Easter Egg que é bem menos macabro e mais engraçadinho. Digite abou:robots na barra de endereços do Firefox para receber uma mensagem dos robôs. Dica: Não aperte o botão "Tentar de novo"!

about:robots

Raposa?

Diferentemente do que muitos ainda pensam, o nome do navegador da Mozilla não faz referência a uma raposa, mas sim a um urso - mais precisamente um Panda Vermelho. Para quem não conhece a espécie, veja que coisa mais graciosa:

Panda vermelho

Parabéns, Firefox! Que este seja mais um de uma série de aniversários bem sucedidos! :)

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.