Gaúchos ganham domínio próprio na Web

Por Redação | 16.10.2013 às 14:33
photo_camera valedosvinhos.wordpress

O público gaúcho é nacionalmente conhecido pela forte identificação com marcas e redes do seu estado. Seja por meio dos eventos tradicionalistas ou de outros símbolos desenvolvidos como forma de manter a identidade do RS em destaque, eles sempre dão um jeito de criar algo específico. Agora, a população rio-grandense ganhou ainda mais uma forma de enfatizar suas raízes, o registro web ".rs".

Com lançamento previsto para novembro, a nova possibilidade chega ao mercado com o apoio do Enart - Encontro de Arte e Tradição -, o maior evento tradicionalista do RS, logo atrás da Semana Farroupilha. A ideia ainda conta com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que vinculou sua marca à proposta para colocar o assunto em pauta entre os gaúchos.

A iniciativa está sendo desenvolvida pelos profissionais de TI, Tiago Batista e Claudionor Ventura Oliveira, que enfatizam, em entrevista para o site Baguete, que toda a criação e aperfeiçoamento do projeto durou dois anos, já que foi necessário conseguir as certificações no CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil - e também no Icann - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers. O trato com o Icann se deveu, principalmente, pela extensão .rs já ser utilizada pela Sérvia.

Tiago e Claudionor destacam também que o fator bairrista do gaúcho deve dar a força que a ideia necessita para deslanchar e ponderam que durante o processo de pesquisa para o início do empreendimento eles notaram que muitas empresas do Rio Grande do Sul utilizam o "rs" junto a sua marca ou separado por um hífen. Assim, a intenção é atingir esse público. No caso dos endereços de e-mail, o usuário terá espaço ilimitado e a empresa já conta com domínios como @colorado.rs, @tricolor.rs, @bagual.rs, entre outros.

Agora, é aguardar o lançamento do portal registro.rs, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro, durante o 28º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul.