Acredite: bandeiras dos EUA, fincadas em 1969, continuam de pé na Lua!

Por Redação | 31.07.2012 às 12:49

Segundo informações da BBC, imagens tiradas por um programa de naves espaciais da NASA mostram que cinco das seis bandeiras americanas fincadas na Lua pelos astronautas da Apollo ainda estão de pé.

Quatro décadas depois das missões tripuladas chegarem à Lua, as fotos obtidas pela Lunar Reconnaissance Orboter (LRO), responsável por projetar os mapas mais detalhados da superfície lunar, mostram que as bandeiras continuam a produzir sombras, exceto uma que saiu do lugar durante a decolagem da Apollo 11, em 1969.

O principal cientista responsável pela câmera do LRO, Professor Mark Robinson, escreveu em seu blog que "a partir das imagens da LRO pode-se dizer que é verdade que as bandeiras norte-americanas ainda continuam de pé e projetam sombras".

"Pessoalmente, eu fiquei um pouco surpreso que as bandeiras haviam sobrevivido aos raios ultravioletas ásperos e às temperaturas da superfície lunar, mas elas o fizeram", completou Robinson.

A LRO começou sua missão em órbita lunar em setembro de 2009, para identificar minerais e outros materiais sobre a Lua e para explorar os locais de pouso para futuras missões.

Bandeira dos EUA na Lua