Publicidade

Regulamentação de criptomoedas na Europa gera incerteza entre especialistas

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Junho de 2022 às 23h00

Link copiado!

envato/formatoriginal
envato/formatoriginal

Um evento em Bruxelas, na Bélgica, revelou o sentimento do mercado com relação à regulamentação das criptomoedas na Europa. Especialistas mostraram opiniões divergentes durante o "Brussels Blockchain Week", que aconteceu entre os dias 20 e 25, semanas antes de o parlamento europeu divulgar a versão final do pacote legislativo (Markets in Crypto-Assets - MiCA) sobre o setor. A conferência foi uma oportunidade que os fundadores encontraram para conectar os reguladores ao mercado cripto — mas poucos agentes do governo compareceram.

A conferência seria uma tentativa de conciliar as ideias entre reguladores e a indústria cripto. Representantes do setor se mostraram favoráveis ao processo regulatório em andamento no continente europeu, mas nem todos concordaram.

Martin Bruncko, vice-presidente executivo da Binance na Europa, declarou haver apoio da instituição pela regulamentação. Ele também comentou sobre a proposta de um “mercado único”, que está no pacote legislativo MiCA. Segundo executivo, é benéfico para o setor, pois a aprovação em um único país europeu seria como um “passaporte” para atuar em outros países sem a necessidade de novas aprovações.

Continua após a publicidade

A representande da Keyrock, uma empresa belga do mercado cripto, comentou que conseguir a aprovação inicial para operar no continente europeu será trabalhoso. Laura Chaput explica que a organização adota os requisitos e é favorável a uma estrutura regulatória clara.

Contudo, durante o evento, um dos especialistas não demostrou tanto entusiasmo. Na visão dele o excesso de regulamentação contido na proposta poderá por fim ao mercado cripto antes mesmo que ele possa começar. “O excesso de regulamentação mata o apetite do desenvolvedor”, disse Darius Rugys, sócio geral da Maven 11 Capital. “Isso mata a inovação."

Outros especialistas explicaram que os reguladores, sem entender o setor, estavam impondo regras ruins para o mercado — e que eles precisam aprender sobre a tecnologia, mas que não queriam ser ensinados. “Eu realmente gostaria que eles estivessem aqui, ouvindo, e juntos conosco, aprendendo sobre o que esta acontecendo”, comentou Jonas Wenke, diretor da empresa de capital de risco Commerzventures. O comentário se deu logo após ele perguntar entre os que assistiam à palestra se havia representantes do governo europeu. Ninguém levantou a mão.

Continua após a publicidade

Representantes do governo na conferência sobre criptomoedas

Um dos poucos representantes do governo no evento, foi Peter Kerstens, consultor de digitalização do setor financeiro e segurança cibernética da Comissão Europeia. Ele declarou estar otimista sobre blockchain e web 3.0. Mas também comentou haver muitas ideias ruins sobre como regular as finanças descentralizadas (DeFi), e pediu que os participantes do evento dessem sugestões.

Já Pierre Person, um representante do parlamento francês no evento, comentou sobre frustração em como o governo tem sido lento no processo de regulamentação. “O banco central euroupeu há três anos fala de um euro digital, não podemos esperar tanto tempo”, disse. “Precisamos de regulamentação para ter uma 'stablecoin' privada na Europa.”

Fonte: Portal do Bitcoin