Publicidade

John McAfee é acusado pela Justiça dos EUA de fraude em ação com criptomoedas

Por| 08 de Março de 2021 às 13h35

Link copiado!

NullSession / Wikipedia
NullSession / Wikipedia
John McAfee

John McAfee, um dos pioneiros dos softwares antivírus, não ficou famoso - e milionário - apenas pelos programas que deixam nossos PCs mais protegidos. Hoje, ele é mais conhecido pelos seus problemas com a Justiça de diversos países. E a sua última ocorrência nessa seara aconteceu na última sexta-feira (05): o Departamento de Justiça dos EUA o indiciou por fraude e conspiração para lavagem de dinheiro decorrentes de dois esquemas envolvendo criptomoedas.

As autoridades norte-americanas acusaram McAfee e seu guarda-costas, Jimmy Gale Watson Jr., de explorar o Twitter do primeiro para inflar artificialmente os preços da criptomoeda Altcoin. A prática teria sido executada através de um esquema chamado pump-and-dump, ocultando pagamentos que McAfee teria recebido de empresas iniciantes para promover ofertas desta moeda digital.

As autoridades disseram que a McAfee elogiou diversos ativos de criptomoedas, incluindo Verge, Reddcoin e Dogecoin. Elas faziam parte de um tweet chamado Coin of the Day ou Coin of the Week publicados no perfil de McAfee entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018.

As autoridades disseram que, nessas publicações, McAfee se considerou um especialista em segurança cibernética e criptomoeda, além de adotar um discurso promovendo o seu papel como CEO de uma empresa de criptomoedas de capital aberto. Os procuradores também o acusaram de dizer aos seguidores que ele não tinha nenhuma participação nas moedas digitais, mesmo quando ele alardeava como elas “mudariam o mundo”.

Continua após a publicidade

O Departamento de Justiça disse que McAfee e seus cúmplices arrecadaram mais de US$ 13 milhões com os esquemas. As acusações foram apresentadas no tribunal federal de Manhattan. Além disso, a Commodity Futures Trading Commission - entidade dos EUA que regula o mercado de futuros e opções - entrou com ações cíveis relacionadas ao alegado esquema.

Ambos também enfrentam acusações civis movidos pela U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) - a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos - que, em outubro último, acusou John McAfee de ocultar mais de US$ 23,1 milhões, ganhos a partir do aumento de sete ofertas de criptomoedas que também teriam sido inflados artificialmente no Twitter.

Acusados se defendem

Em comunicado divulgado à imprensa também na última sexta-feira, Audrey Strauss, procuradora federal de Manhattan, afirmou que:

Continua após a publicidade
“Como alegado, [John] McAfee e [Jimmy Gale] Watson exploraram uma plataforma de mídia social amplamente usada e o entusiasmo entre os investidores no emergente mercado de criptomoedas para ganhar milhões por meio de mentiras e práticas enganosas.”

Os advogados da McAfee não puderam ser acionados imediatamente. Isso porque o empresário encara acusações também na Espanha após ser preso por sonegação de impostos, anunciada em outubro do ano passado, afirmou o Departamento de Justiça.

No entanto, em seu perfil no Twitter, McAffe se defende. Ele afirma:

Minha equipe avaliou cada promoção com base na gestão, planos de negócios e potencial. Ninguém poderia ter previsto a quebra do mercado de Altcoin. Nós fomos pagos com as mesmas moedas que quebraram. As alegações da SEC são exageradas.
Continua após a publicidade

Já Jimmy Gale Watson Jr. foi preso na noite da última quinta-feira (04) no Texas. Arnold Spencer, advogado do guarda-costas, disse em um comunicado:

“Jimmy Watson é um veterano condecorado da Marinha dos EUA. Ele lutou pelos direitos e liberdades de outras pessoas, tem o direito de defesa e aguarda ansiosamente o seu dia no tribunal para exercer esse direito”.
Continua após a publicidade

Fonte: Reuters