Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Índia fecha o cerco e quer proibir circulação de criptomoedas no país

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2021 às 10h54

Link copiado!

Índia fecha o cerco e quer proibir circulação de criptomoedas no país
Índia fecha o cerco e quer proibir circulação de criptomoedas no país

O governo da Índia está fechando o cerco contra as criptomoedas e já prepara projetos de lei para impedir a circulação do ativo no país. Segundo a Reuters, o alto escalão da administração indiana quer criminalizar a posse, emissão, mineração e transferência de criptoativos, sugerindo, inclusive, a prisão de quem desobedecer a essas recomendações. 

Essa medida aparece na esteira da agenda previamente divulgada pelo governo local, que ocorreu em janeiro desse ano. A Índia trabalhava para ter sua própria criptomoeda, porém, exigindo que as demais em circulação fossem banidas. No entanto, segundo as fontes ouvidas pela Reuters, isso não deve ocorrer tão cedo, o que deve fazer com que o governo, primeiro, retire a "concorrência" da jogada.

As autoridades estão confiantes na aprovação do projeto de lei, já que o governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, detém uma maioria confortável no parlamento. Se a proibição se tornar lei, a Índia será a primeira grande economia a tornar ilegal a retenção de criptomoedas. Mesmo a China, que proibiu a mineração e o comércio, não penaliza a posse.

Continua após a publicidade

Em 2019, um painel do governo indiano chegou a sugerir pena de até 10 anos de prisão por quem fizesse qualquer movimentação com criptomoedas, sinal de que o tema está em pauta no país há algum tempo. Na Índia, apesar das ameaças de proibição do governo, os volumes de transações estão crescendo e 8 milhões de investidores agora detêm 100 bilhões de rúpias (US$ 1,4 bilhão) em investimentos criptográficos, de acordo com estimativas do setor. 

Fonte: Reuters