Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Engenheiros colocam computador do programa Apollo para minerar bitcoin em teste

Por| 10 de Julho de 2019 às 23h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Cientistas da NASA puseram novamente as mãos no Apollo Guidance Computer (AGC), um computador do tamanho de uma pequena geladeira que foi usado para auxiliar o programa que levou uma primeira tripulação à Lua. O aparelho estava inutilizado na NASA, sendo que um grupo resolveu religá-lo para testar as capacidades do dispositivo. Um deles foi de saber se a CPU seria capaz de minerar bitcoins.

O AGC era um aparelho bastante avançado para sua época, quando computadores poderiam ser até do tamanho de cômodos inteiros em prédios. Ele também foi um dos primeiros a contar com circuitos integrados, algo hoje muito comum em processadores atuais.

Cientistas queriam preservar a história do histórico computador e decidiram colocá-lo para funcionar. O chefe do time, Ken Shirriff, então tentou usar o aparelho para mineração de bitcoin — e a peça conseguiu realizar a ação, ainda que com uma má nóticia.

Continua após a publicidade

Para fazer a mineração de uma criptomoeda atualmente, é preciso que um computador pegue uma sequência gigantesca de números e seja capaz de identificar uma sequência grande de zeros que indique uma nova cadeia de blockchain. Em uma estimativa recente, é preciso que um computador traduza um total de 10²² tentativas para conseguir encontrar um bloco possível para bitcoin.

No caso do AGC, ele consegue criar uma tentativa a cada 10 segundos, em comparação com computadores especializados que podem fazer até um trilhão delas em apenas um segundo. Apesar disso, a ferramenta não é nem um pouco eficiente. “Ele é tão devagar que demoraria cerca de um bilhão de vezes a idade do universo para conseguir minerar um bloco de bitcoin apenas”, explica Shirriff.

Outra dificuldade que o engenheiro teve com o computador foi com a linguagem. A máquina trabalha em 15-bits, sendo que a tecnologia para o bitcoin precisa de uma com 32-bits, pelo menos. Para isso, ele separou peças de cálculos em pedaços com 4-bits e outros dois de 14-bits.

Vale ressaltar que tudo não passou de um teste, apenas. O experimento buscou somente entender mais sobre o computador "jurássico" e seu funcionamento nos dias de hoje, mantendo a peça ainda viva para estudos históricos dentro da NASA mesmo 50 anos após ter sido usada em uma missão real.

Continua após a publicidade

Fonte: Ken Shirriff Blog