Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Britcoin: governo britânico estuda uma criptomoeda para rivalizar com o Bitcoin

Por| 19 de Abril de 2021 às 18h15

Link copiado!

Reprodução/TMF Group
Reprodução/TMF Group

Autoridades do governo do Reino Unido estariam planejando o lançamento de uma nova criptomoeda para competir com outras representantes do setor, como o Bitcoin. Mas, ao contrário de outras moedas digitais, essa seria apoiada pelo Estado britânico e já tem até mesmo um apelido: "Britcoin.

Em uma conferência da indústria do Reino Unido, o chanceler Rishi Sunak afirmou que o governo britânico "está lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro Nacional e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório que poderia resultar em uma moeda digital em potencial, devidamente supervisionada pelo Banco Central britânico". Ainda segundo o político, "o processo de consulta visa fornecer um livro de regras que seja justo, baseado em resultados e apoie a competitividade, garantindo ao mesmo tempo que o Reino Unido mantenha os mais altos padrões regulatórios."

Por fim, Sunak até mesmo tuítou o nome provisório da criptomoeda em questão:

Continua após a publicidade

Setor a todo vapor

Os planos para uma "criptomoeda estatal" vêm depois da indústria das moedas digitais estremecer na última semana. Isso porque a Coinbase, uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo abriu o seu capital (IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) na Nasdaq, com o preço de uma ação da companhia abrindo em US$ 381. Com isso, a empresa foi avaliada em US$ 100 bilhões. No embalo do sucesso desse IPO, a cotação de moedas digitais como Bitcoin e o Dogecoin subiu a níveis recordes.

De acordo com um estudo recente do Bank of International Settlements, cerca de 80% dos bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (EUA) e o Banco Central Europeu, estão analisando o potencial de lançamento de moedas digitais. Muitos deles colocaram CBDCs (sigla para "Moedas Digitais do Banco Central") em suas agendas futuras, com cerca de 20% das 66 autoridades monetárias dizendo que provavelmente emitirão uma moeda digital nos próximos cinco a seis anos.

Continua após a publicidade

Além disso, vários bancos centrais sinalizaram o risco de perder o controle do sistema de pagamentos global para criptomoedas. Normalmente, elas não são controladas - ou lastreadas - por nenhum órgão central - ou para entidades privadas, como o Diem, que deve ser lançado ainda este ano e que será administrada pelo Facebook.

As Bahamas se tornaram o primeiro país a lançar um CBDC de propósito geral, conhecido como Sand Dollar, em outubro do ano passado Enquanto isso, o Banco Popular da China expandiu em agosto de 2020 um teste de um renminbi digital para suas três maiores regiões urbanas que, juntas, contêm 400 milhões de pessoas.

Fonte: Business Insider