Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony diz que PlayStation 5 será 100x mais rápido que PS4: o que isso significa?

Por| 22 de Maio de 2020 às 11h51

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O PlayStation 5 será 100 vezes mais rápido que o atual PlayStation 4. Foi isso o que disse o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, em uma reunião com investidores. Porém, embora muita gente esteja associando isso ao poder gráfico e capacidade geral do novo console, o executivo está se referindo exclusivamente ao SSD proprietário que será um dos destaques do aparelho.

Então, o que significa ser exatamente 100 vezes mais rápido? A reposta está na taxa de transferência de dados. Em março deste ano, o engenheiro responsável pelo PlayStation 5, Mark Cerny, detalhou o funcionamento do SSD do videogame. Por conta do novo componente, o console será capaz de transferir dados a uma velocidade de pelo menos de 5 GB/s. Por outro lado, o HDD atual do PlayStation 4 é capaz de alcançar velocidades de transferência de 50 MB/s a 100 MB/s — 100 vezes menos que o novo videogame.

Para dar uma noção do que isso representa exatamente, Cerny disse que 2 GB de dados podem ser transferidos em apenas um quarto de segundo (250 ms).

Continua após a publicidade

A Sony ainda não apresentou como será o design do seu novo console. Contudo, já confirmou que o aparelho virá equipado um processador Custom Zen 2 da AMD, que faz parte da nova linha da fabricante que será lançada no final deste ano. O processador terá oito núcleos Zen 2 com clock de 3,5 GHz.

Leia mais: PlayStation 5 tem especificações reveladas: SSD será grande pilar do console

Para processamento gráfico, o videogame terá uma GPU AMD com a nova arquitetura RDNA 2, de 10,28 teraflops, com 36 CUs de frequência variável até 2,23 GHz. Completam o pacote 16 GB de memória RAM GDDR6/256-bit, além de leitor de Blu-Ray compatível com 4K.

Continua após a publicidade

O PlayStation 5 deve chegar ao mercado no final de 2020, ainda sem data nem preço definidos.

Fonte: Sony