Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 5 pode ter recurso para ajudar jogadores "empacados"

Por| 10 de Junho de 2020 às 12h12

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O PlayStation 5 pode trazer um novo mecanismo de ajuda para os usuários que ficarem “empacados” em uma determinada área do jogo, exibindo vídeos de gameplay com o trecho problemático e efetivamente ensinando-o a melhor forma de contornar o problema. É isso o que sugere uma série de novas patentes registradas pela Sony.

De acordo com o documento registrado recentemente na Secretaria de Patentes e Registros de Marca dos Estados Unidos (United States Patent and Trademark Office, ou simplesmente “USPTO”), a Sony está flertando com mecanismos de machine learning para identificar se um vídeo de gameplay capturado por um jogador pode servir de auxílio para outro, caso este esteja com dificuldades, por exemplo, de transpor um obstáculo ou encontrar uma missão específica.

Continua após a publicidade

Naturalmente, isso implica que a Sony estaria monitorando a partida em tempo real — algo que outra patente, noticiada pelo Canaltech ao final de maio, já havia sugerido. Na época, a gigante japonesa registrou tecnologia que monitoraria o “momento” em que você se encontra em uma partida e ajustaria a trilha sonora de acordo, tentando tirar diferentes emoções no jogador. Neste caso, também há o uso de machine learning no processo.

A patente mais recente ainda descreve um processo de tomada de decisão conduzido pelo próprio console, via seu sistema operacional, o que sugere uma dependência maior da inteligência artificial. Resumidamente, a descrição da patente sugere que o sistema vai “assistir” às suas gravações e determinar se ela serve para outro usuário, seja para ajudá-lo a passar de uma parte do jogo, ou mesmo para mostrar que há formas diferentes de progredir naquele pedaço.

“As interações são analisadas para determinar o comportamento de jogo por parte do usuário. Métricas deste comportamento são geradas em diferentes partes do jogo, baseadas nas respostas do usuário. As métricas de comportamento são associadas com o ícone do jogo, oferecido pela interface de usuário, cuja associação faz com que métricas específicas sejam renderizadas para diferentes partes do jogo em meio a partidas subsequentes e são oferecidas para auxiliar o usuário a aprimorar seu desempenho".

No mesmo registro, há ilustrações que também mostram o que pode ser a interface do PlayStation 5, que, visualmente falando, difere muito pouco do que vemos hoje no PlayStation 4: temos navegação por abas, embora a tela pareça exibir mais informações em tempo real do jogador.

Continua após a publicidade

Claro, não há qualquer garantia de que isso vai aparecer no PlayStation 5, uma vez que “registro de patente” não significa “implementação em produto”. Para todos os efeitos, a Sony está apenas assegurando uma propriedade intelectual que pode ou não vir a ser veiculada em algum de seus produtos. Isso, porém, só o tempo vai dizer.

O PlayStation 5 tem lançamento previsto para algum momento entre outubro e dezembro de 2020, com data ainda a ser confirmada. No dia 11 de junho, a Sony vai promover um evento onde deve revelar alguns dos jogos de lançamento do aparelho.

Continua após a publicidade

Fonte: United States Patent and Trademark Office