Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 4 e Xbox One amargam péssimo mês de vendas

Por| 26 de Fevereiro de 2020 às 09h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O PlayStation 4 e Xbox One amargaram um péssimo mês de vendas em janeiro. Por conta disso, o Switch ultrapassou os dois consoles e fechou o período como o console com o melhor desempenho nas lojas. Os dados são de análise da empresa de mercado NPD.

Embora seja natural a queda de vendas no fim de uma geração, os números de vendas do PS4 e do Xbox One também foram menores que a quantidade de PlayStation 3 e Xbox 360 vendidos em janeiro de 2013, ano derradeiro de seus referentes ciclos.

Uma análise possível é de que o mercado se retraiu diante a iminência da chegada da nova geração. No geral, o gasto com hardware de games caiu 35% em comparação ao mesmo período de 2019, somando US$ 129 milhões. Até mesmo o Switch, que teve melhor desempenho e não está no final de seu ciclo, também apresentou queda nas vendas no comparativo com ano passado.

Além do final de geração, outro fator pode ter ajudado a segurar o mercado: a retrocompatibilidade. É a primeira vez que um console da próxima geração confirmadamente deve rodar os games da atual. Ou seja, é natural que o consumidor que tem interesse no games de PlayStation 4 ou Xbox One espere a chegada do PlayStation 5 e do Xbox Series X para comprá-los, uma vez que os dois devem rodar os mesmos games.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o NPD também traz uma notícia boa para o setor. Em 75 meses de análise do mercado, eles constataram que a base instalada do PlayStation 4 e do Xbox One nos EUA cresceu 6% em relação à do PlayStation 3 e Xbox One, além de 16% no comparativo com o PlayStation 2 e o Xbox original no mesmo período.

Fonte: VentureBeat