Nintendo, Sony e Microsoft lançam compromisso conjunto contra violência online
Por Wagner Wakka | 15 de Dezembro de 2020 às 22h40
A Nintendo, Sony e Microsoft lançaram juntas um novo posicionamento em combate a assédio e comportamentos violentos nos games online. As três companhias publicaram em seus sites oficiais um mesmo texto, com três frentes de ação para oferecer um ambiente mais seguro para jogadores.
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A publicação compartilhada pelo trio é intitulada “nosso compromisso compartilhado para uma jogatina mais segura” (da livre tradução de Our Shared Commitment to Safer Gaming). “Acreditamos que ódio e assédio, ou exploração de jogadores mais jovens em todos os casos, não têm espaço nos games”, crava o grupo. A mensagem discorre sobre problemas de comportamento violento em jogos online, e se baseia em três vertentes básicas: prevenção, parceiras e responsabilização.
Para prevenção, as empresas se comprometem a oferecer mais mecanismos de controle para a experiência gamer, principalmente para que pais possam ter mais controle de acesso sobre o que seus filhos estão jogando. “Entendemos que, para uma ferramenta de segurança ser útil, ela precisa ser fácil de usar”, aponta o texto. Com isso, as companhias prometem investir em tecnologias que deem acesso à prevenção de violência.
O segundo ponto diz respeito a parcerias, isto é, o comprometimento entre vários setores da indústria para garantir a segurança dos jogadores. “Trabalhamos com organizações, membros, reguladores, leis e especialistas da indústria para desenvolver e melhorar iniciativas de segurança online”, descreve a publicação.
Por fim, o documento também aponta mecanismos de melhor responsabilização nos casos de assédio em games. O texto prevê mecanismos para facilitar denúncias de violações. “Isso inclui restringir jogadores de usar nossos serviços para má condutas”, explica o texto.
A publicação ainda é bastante subjetiva, mas mostra o reconhecimento das três gigantes de que há um problema relacionado à má conduta de jogadores e a discursos de ódio, além de casos de assédio no entretenimento online. “Embora a indústria tenha um longo histórico em tomar atitudes para proteger jogadores, especialmente as crianças, nós reconhecemos que uma companhia ou setor não vai resolver estes problemas sozinhos”, concluem.
O manifesto está disponível nos sites da Nintendo, Sony e Microsoft, com pequenas mudanças em cada postagem.