Microsoft pode estar trabalhando em controle de Xbox One em Braille

Por Rafael Arbulu | 08 de Maio de 2019 às 14h23
(Imagem: Reprodução/USPTO)
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

O mercado de gadgets desenhados com a acessibilidade a portadores de necessidades especiais tem na Microsoft uma apoiadora de peso: segundo informações do Escritório de Patentes e Registro de Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), a fabricante do Xbox One inscreveu uma patente de um novo controle do Xbox One, com funções e design em Braille, o método de leitura utilizado por pessoas cegas.

O registro da patente vem com ilustrações do projeto, que é bem similar ao atual joystick padrão do Xbox One, exceto pela adição de dois gatilhos ao longo da base que, segundo as informações, trazem duas funções: a primeira é a de permitir que jogadores com deficiência visual possam inserir comandos lidos em braile no jogo. A segunda é que o jogo possa emitir vibrações ou “falar” mensagens de texto que demonstrem o que está acontecendo na tela para o usuário.

A patente também menciona um acessório em formato retangular, supostamente removível, que também possui as mesmas funções de entrada e saída em Braille, ampliando as capacidades de interação com o usuário.

(Imagem: Reprodução/USPTO)

Infelizmente, não há como assegurar que isso venha a ser um projeto em desenvolvimento: um registro de patente não necessariamente se converte em produto, e empresas comumente se aplicam ao escritório nos EUA como um meio de proteger propriedades intelectuais. Entretanto, a Microsoft não é estranha à criação de acessórios para o público “PNE”: o controle Xbox One Elite, originalmente desenhado para gamers mais assíduos, é amplamente usado por portadores de necessidades especiais graças às suas opções avançadas de mapeamento de comandos e funções.

Mais além, a Microsoft já criou o “Adaptive Controller”, voltado a pessoas com dificuldades de movimentação de membros e veteranos feridos permanentemente em conflitos armados.

Fonte: United States Patent and Trademark Office (em inglês)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.